11/03/2021 às 17:31, atualizado em 12/03/2021 às 10:15

Reforma na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul

Governo vai investir R$ 1,5 milhão em obras de acessibilidade e mobilidade em área de 2,8 mil m²

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Uma reforma geral, com foco na segurança e na comodidade dos pedestres, renovará todo o local | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Ponto de referência no Setor Comercial Sul (SCS), a Praça do Povo será reformada por meio de um grande projeto que contempla acessibilidade, paisagismo, drenagem, calçadas e mobiliário urbano. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a obra vai gerar 60 empregos e tem previsão de ser concluída ainda este ano. A ordem de serviço para que tudo isso saia do papel foi assinada na manhã desta quinta-feira (11) pelo governador Ibaneis Rocha.

[Numeralha titulo_grande=”150 mil ” texto=”pessoas transitam diariamente pelo local” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A importância da praça, localizada na Quadra 3 do SCS, é traduzida no número de pessoas que transitam pelo local diariamente: cerca de 150 mil. Ter espaços bem-cuidados e pensados para os pedestres representa cidadania e lazer.

A reforma da Praça do Povo, que tem 2,8 mil m², contempla essas duas frentes e cria novas possibilidades de utilização dos espaços públicos, transformando becos em praças, permitindo a multifuncionalidade do local para prática do skate e apresentação de espetáculos e ordenando áreas para quiosques.

[Olho texto=”“É este governo mostrando que vai trabalhar cada vez mais pela população em todas as áreas” ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estou muito feliz, pois, mesmo em época de pandemia e com todas as dificuldades, o Distrito Federal não para”, declarou o governador Ibaneis Rocha. “É este governo mostrando que vai trabalhar cada vez mais pela população em todas as áreas. É um dia de felicidade.”

Governador assina ordem de serviço: acessibilidade em primeiro plano | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Presente ao ato de assinatura, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Leandro de Oliveira, destacou a iniciativa do governo: “É um passo importantíssimo para a revitalização de todo o Setor Comercial Sul. O projeto de autoria da Seduh tem como objetivo oferecer um espaço público de qualidade, com foco no pedestre e com atendimento a todas as normas de acessibilidade”.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, também destacou a obra e projetou futuros investimentos. “É uma área central de Brasília, muito degradada, com poucos investimentos nos últimos anos”, destacou. “Essa deve ser apenas a nossa primeira ação no SCS; temos em andamento outros projetos para a área, como a Quadra 5. Esperamos voltar lá com novos anúncios para a região e a valorização imediata para a área”.

Estrutura atual da praça se encontra deteriorada, após anos sem manutenção | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Conceito da praça 

Atualmente, a região enfrenta problemas de degradação pela falta de manutenção, insegurança, interrupção do fluxo de pedestres, falta de acessibilidade, poluição visual e invasões de espaços públicos, entre outros fatores. O projeto vem para resolver essas questões e se justifica pela grande convergência e fluxo de pessoas que transitam naquela região e passam por locais, como Rodoviária do Plano Piloto, Hospital de Base, Setor Hoteleiro Sul, Shopping Pátio Brasil, Setor Bancário Sul e Setor de Diversões Sul.

De acordo com a Seduh, a eliminação das barreiras físicas existentes no perímetro da praça norteou as decisões de projeto, o que proporciona também uma maior permeabilidade por todos os lados da praça.

[Olho texto=”“Na Praça do Povo, a ideia foi recuperar o piso com a implantação das placas, colocação de rampas e tudo o que amplie o uso do local”” assinatura=”Clécio Rezende, diretor de Parque e Espaços Livres da Coordenação de Projetos da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O nosso foco no SCS é mobilidade e acessibilidade”, resume o diretor de Parque e Espaços Livres da Coordenação de Projetos da Seduh, Clécio Rezende. “Na Praça do Povo, a ideia foi recuperar o piso com a implantação das placas, colocação de rampas e tudo o que amplie o uso do local; criar elementos que fomentam a realização de eventos durante o dia e à noite, criar estruturas com ombrelones, que formam uma espécie de cobertura iluminada”.

Para os lugares com maior desnível de piso, foi concebida uma arquibancada que percorre todo o comprimento da praça até chegar às rampas e escadas de acesso, criando espaços para assentos no dia a dia e uma espécie de “arena” quando ocorrerem eventos culturais.

A acessibilidade foi pensada com a instalação de placas pré-moldadas em substituição às pedras portuguesas. As placas têm maior durabilidade e permitem o nivelamento adequado, o que favorece a acessibilidade. Todo esse mobiliário foi idealizado de forma a ser durável e resistente, capaz de aguentar a prática de esportes radicais como skate, patins e parkour.

A nova Praça do Povo também vai contar com esculturas e áreas de sombreamento e iluminação, para que as pessoas possam passar o maior tempo possível no local, tanto durante o dia quanto à noite.

Projeção da nova Praça do Povo feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação | Arte: Seduh

 

Confira, abaixo, o que a nova Praça do Povo vai ter.

  • Maior acessibilidade, com sinalização adequada
  • Paisagismo
  • Piso com placas de concreto em diferentes tons
  • Revestimento de concreto para as novas escadas e arquibancadas
  • Sombreiros metálicos para melhorar a iluminação da praça
  • Novos bancos de concreto
  • Lixeiras

 

 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]