12/03/2021 às 19:24, atualizado em 13/03/2021 às 21:35

Acessibilidade avança no Parque Ecológico do Lago Norte

Iniciativa tem como alvo o público com deficiência no DF, que hoje soma 600 mil pessoas

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A estrutura vai contar com quatro contêineres, onde funcionarão a recepção do parque, uma sala de aula, os banheiros masculino e feminino e um depósito | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Uma das iniciativas, que tornará o Parque Ecológico do Lago Norte, o primeiro do Brasil acessível às pessoas com deficiência avança em execução. No próximo dia 19 de março, os quatro contêineres que vão abrigar estruturas de acessibilidade estarão 100% reformados. Essa ação foi fruto do Acordo de Cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental e a Associação Paracanoagem Brasília, publicado no Diário Oficial do DF, em 6 de maio de 2020.

O Acordo tem vigência de 10 anos e o objetivo de implantar o Projeto Paracanoagem Brasília, que além de tornar a unidade de conservação acessível para todos os tipos de deficiência (física, mental, auditiva e visual), vai oferecer atividades esportivas, culturais, aulas e oficinas de cidadania. A execução desse projeto está sendo realizado por meio de recursos de emendas parlamentares da senadora Leila do Vôlei e pelos deputados distritais Leandro Grass, Cláudio Abrantes e Júlia Lucy.

De acordo com a presidente da UNA, Andrea Pontes, a partir da conclusão da reforma dos contêineres, vai depender das medidas do Governo do Distrito Federal (GDF), com relação à pandemia, para serem iniciadas as aulas de paracanoagem, stand up paddle, tênis de mesa, tiro com arco, yoga e terapia em grupo para familiares de pessoas com deficiência, além de horta comunitária acessível no parque.

[Olho texto=”“Esse projeto mais amplo é perene. O parque do Lago Norte será um laboratório do que queremos fazer nas outras unidades. E será o primeiro parque totalmente acessível e um dos primeiros do mundo”” assinatura=”Cláudio Trinchão, presidente do Instituto Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

Andrea Pontes explica que ao todo são quatro contêineres. Em um vai funcionar a recepção do parque, em outro uma sala de aula, em outro os banheiros masculino e feminino adaptados e em outro um depósito. Segundo ela, no DF existem 600 mil pessoas com deficiência que terão, a partir da conclusão do projeto, um lugar onde poderão usufruir de toda estrutura, ter contato com a natureza, participar de oficinas e ainda praticar esportes. “Além de um espaço onde será possível haver troca, com contato e respeito entre as pessoas com e sem deficiência”, ressalta.

Adequação plena

Mas as iniciativas para tornar o parque totalmente acessível às pessoas com deficiência não param por aí. O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, explica que a ação resultante da parceria entre o órgão ambiental e a UNA é uma primeira iniciativa dentro de um projeto maior de adequação plena do espaço ecológico que envolve rampas, estacionamentos, banheiros adaptados, enfim, equipamentos para atender pessoas com todo tipo de deficiência, seja visual, auditiva ou de locomoção.

“Esse projeto mais amplo é perene. A estrutura a ser montada naquele parque ficará para sempre. Ele será o piloto para adquirirmos expertise, conhecimentos e aplicar nas demais unidades de conservação. O parque do Lago Norte será um laboratório do que queremos fazer nas outras unidades. E, certamente, será o primeiro parque totalmente acessível e um dos primeiros do mundo”, ressalta o presidente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Trinchão informa ainda que esse projeto maior de adequação plena será executado com recursos de compensação ambiental e investimentos do próprio orçamento do Instituto. A Secretaria Extraordinária de Pessoa com Deficiência (SEPD) é parceira do Brasília Ambiental nesta iniciativa.

Para o secretário da SEPD, Flávio Pereira dos Santos, o trabalho conjunto com o órgão ambiental tem o objetivo de buscar fazer o processo de recuperação e reestruturação do parque, agregando a esse processo maior acessibilidade para que as pessoas com deficiência possam usufruir do espaço ecológico.

O Parque Ecológico do Lago Norte, localizado próximo à ponte do Bragueto, é caracterizado por ser uma unidade ecológica bastante usada pela população local para a prática de skate, caminhada e esportes náuticos. Conta com um parquinho, ciclovia, Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e mesas cobertas para reuniões de grupos. Está aberto todos os dias das 6h às 18h.

*Com informações do Brasília Ambiental