12/03/2021 às 19:12, atualizado em 12/03/2021 às 19:15

Conjunto Fazendinha receberá cobertura provisória em duas edificações

Essa é mais uma medida emergencial para proteger o espaço histórico da Vila Planalto

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O objetivo principal com a aquisição é preservar o imóvel, que possui grande valor histórico, cultural e arquitetônico para a população do DF | Foto: Seduh

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) abriu um pregão eletrônico para adquirir materiais de cobertura provisória para duas edificações do Conjunto Fazendinha, na Vila Planalto. O espaço histórico é composto de cinco casarões de madeira, erguidos na década de 1950 para abrigar os candangos durante a construção de Brasília. O processo foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (12).

Conforme as especificações do pregão, as propostas enviadas pelos interessados serão recebidas e abertas no dia 17 de março, às 9h. O edital poderá ser retirado no endereço eletrônico www.comprasgovernamentais.gov.br. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (61) 3214-4043.

[Olho texto=”“Com os materiais, o intuito é proteger o imóvel da ação das chuvas e evitar danos maiores ao patrimônio até que sejam concluídos os trabalhos necessários à contratação de uma empresa especializada no restauro do local, que estão sendo definidos por um grupo Executivo do GDF”” assinatura=”Adriana Savite, subsecretária de Administração Geral da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

A aquisição dos materiais de cobertura faz parte das ações emergenciais que a atual gestão da Seduh tem adotado para a conservação das edificações existentes no Conjunto Fazendinha. Nesse sentido, já foram realizadas várias ações em parceria com outros órgãos do governo, como limpeza da área, que abrangeu a poda de árvores, retirada de lixo e entulho, troca de lâmpadas e postes de iluminação danificados.

O objetivo principal com a aquisição é preservar o imóvel, que possui grande valor histórico, cultural e arquitetônico para a população do DF, impedindo que seja destruído, invadido ou descaracterizado.

“Com os materiais, o intuito é proteger o imóvel da ação das chuvas e evitar danos maiores ao patrimônio até que sejam concluídos os trabalhos necessários à contratação de uma empresa especializada no restauro do local, que estão sendo definidos por um grupo Executivo do GDF”, informou a subsecretária de Administração Geral da Seduh, Adriana Savite.

Grupo Executivo

Em novembro do ano passado, um Grupo de Executivo foi criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para definir as ações que serão realizadas na revitalização do Conjunto Fazendinha. Incluindo a elaboração da minuta do Termo de Referência para a licitação das obras de revitalização, com contratação de projetos básicos e executivos para a restauração do local.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Seduh integra o grupo, que é coordenado pela Secretaria de Governo (Segov). Também fazem parte os titulares dos seguintes órgãos: Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec); Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Administração Regional do Plano Piloto.

*Com informações da Seduh