14/03/2021 às 12:23

UBS 3 do Itapoã abre nova sala para ampliar a vacinação

Serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Evitará o deslocamento dos usuários para outros pontos de imunização

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Espaço terá equipamentos novos | Foto: Geovana Albuquerque/Secretária de Saúde

Os moradores do Itapoã ganharam uma nova sala de vacina. Ela irá funcionar na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3. O serviço está disponível aos usuários de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A UBS, que cobre uma área com 12 mil habitantes, está localizada ao lado da Administração Regional. Com o novo serviço, os pacientes da unidade não precisam mais se deslocar até a UBS 1, que até então era a sala de vacina mais próxima.

[Olho texto=”“O Itapoã era uma das regiões que tinha a menor taxa de cobertura vacinal. E contar com mais esse serviço vai ajudar a melhorarmos essa cobertura aqui dentro da região”” assinatura=”Raquel Beviláqua, superintendente da Região Leste” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A UBS 3 possui quatro equipes de Saúde da Família com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros. A gerente da unidade, Fernanda Santana, comemora a ampliação da carta de serviços da UBS. “É tudo novo. A gente tinha só o espaço, e nos organizamos para abrir com computador, com câmera fria específica para a sala de vacina, refrigerador, caixa térmica. E até com carga horária de profissional da enfermagem lotada aqui na sala”, explica.

Com a abertura da novo espaço para vacinação no Itapoã, será possível ampliar a cobertura vacinal na Região de Saúde Leste atingindo um público maior. Segundo a superintendente da Região Leste, Raquel Beviláqua, “a abertura de mais uma sala possibilita ao usuário do Itapoã receber a vacina conforme o calendário de vacinação próximo de casa”. A gestora ressalta que o novo serviço “o Itapoã era uma das regiões que tinha a menor taxa de cobertura vacinal. E contar com mais esse serviço vai ajudar a melhorarmos essa cobertura aqui dentro da região”.

Desafios contra superlotação

[Olho texto=”“Com a nova sala de vacina, os usuários que são referência para as equipes da UBS 3 não precisam mais ir na UBS 1 e, assim, evitamos uma possível superlotação”” assinatura=”Wallace dos Santos, diretor da Atenção Primária da Região Leste” esquerda_direita_centro=”direita”]

Um dos grandes desafios para a gestão da Região de Saúde Leste é melhorar a assistência na cidade que teve um “boom” populacional nos últimos anos. Dessa forma, a Superintendência Leste considera que a disponibilização de serviços de acordo com a demanda e a descentralização dos atendimentos evita, por exemplo, que uma unidade fique superlotada. Esse entendimento leva em conta que, quando um usuário tem à disposição toda carta de serviços da Atenção Primária na unidade onde é assistido pela equipe de saúde da família. Aí ele não precisa se deslocar até outra unidade.

“Com a nova sala de vacina, os usuários que são referência para as equipes da UBS 3 não precisam mais ir na UBS 1 e, assim, evitamos uma possível superlotação”, reitera o diretor da Atenção Primária da Região Leste, Wallace dos Santos que aponta os benefícios da descentralização. “As equipes ficam mais próximas dos usuários e conseguem, no último atendimento, verificar o cartão vacinal e indicar uma vacina que esteja em falta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As salas de vacina da Atenção Primária são abertas para todo o público independentemente de onde residem. Porém, são referência para essa população atendida pelas equipes dessa gerência UBS 2 e 3, e o ponto de apoio na igreja, da Equipe Rubi, que atende condomínios e áreas rurais da cidade.
O Itapoã conta com três UBSs e 15 Equipes de Saúde da Família. Entre 50 e 60 mil pessoas são acompanhadas por esses profissionais aproximadamente.