15/03/2021 às 15:49, atualizado em 15/03/2021 às 15:58

UBS 1 de Samambaia amplia serviços aos pacientes

Unidade agora possui laboratório, sala de vacina e farmácia, nove equipes de Estratégia Saúde da Família e uma de saúde bucal

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Com a ampliação de serviços, agora os usuários têm disponíveis uma sala de vacina, conforme prevê o Programa Nacional de Imunização | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Samambaia passou recentemente por algumas adequações físicas e abriu três novos serviços, sendo eles o laboratório, sala de vacina e a farmácia, que já estão disponíveis para a população.

[Olho texto=”“A gestão da Região de Saúde Sudoeste tem procurado elevar a resolubilidade das equipes através da incorporação de recursos humanos qualificados e de tecnologia adequada, no campo da infraestrutura”” assinatura=”Clenici Godois, diretora de Atenção Primária da Região Sudoeste” esquerda_direita_centro=”direita”]

A UBS 1 de Samambaia fica na QS 408 Área Especial 1 e oferece cobertura aos moradores das quadras 201, 202, 203, 205, 401, 402, 403, 404, 405, 406, 408, 602, 601, 602,603, 604, 605, 606 e 608. A unidade possui nove equipes de Estratégia Saúde da Família e uma equipe de saúde bucal.

“A gestão da Região de Saúde Sudoeste tem procurado elevar a resolubilidade das equipes através da incorporação de recursos humanos qualificados e de tecnologia adequada, no campo da infraestrutura”, explica a diretora de Atenção Primária da Região Sudoeste, Clenici Godois.

Segundo ela, o objetivo é ter a gestão dos serviços de forma que permitam o acompanhamento e avaliação da melhoria da situação de saúde das famílias, especialmente os grupos mais vulneráveis a riscos de contrair doenças e de sofrer danos à saúde.

Com a ampliação de serviços, agora os usuários têm disponíveis uma sala de vacina, conforme prevê o Programa Nacional de  Imunização; farmácia com dispensação de medicamentos previstos para a Atenção Primária e com funcionamento até as 22h; dispensação de medicamentos psicotrópicos, conforme normas da assistência farmacêutica; sala de coleta de exames laboratoriais e; realização de eletrocardiograma, sendo referência para a demanda da Região Administrativa de Samambaia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste ressalta que trabalha com o objetivo de ampliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços, fortalecendo a relevância do papel da Atenção Primária no SUS.

* Com informações da Secretaria de Saúde