16/03/2021 às 16:54, atualizado em 16/03/2021 às 16:57

Mais 38 leitos de UTI Covid nesta terça-feira (16)

A previsão é de que outras 40 vagas sejam mobilizados ainda nesta semana. Nos próximos dias, a Saúde vai contar com um total de 449 leitos

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Até a última segunda-feira (15), a oferta de leitos no DF era de 366 vagas. Para os próximos dias, a pasta espera contar com 449 leitos de UTI Covid, com mais dez leitos no Hospital Home, por meio de contrato, somados à mobilização iniciada esta semana | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde

Nesta terça-feira (16), a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de leitos de UTI Covid na rede pública do DF. Já foram mobilizados 20 leitos no Hospital de Base (HB), 10 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e oito no Hospital Regional de Sobradinho (HRS).

[Olho texto=”Para os próximos dias, a Secretaria de Saúde espera contar com 449 leitos de UTI Covid” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A previsão é de que outros 40 leitos sejam mobilizados ainda nesta semana, sendo 30 no Hospital Regional do Gama (HRG) e 10 no Hospital Anna Nery, unidade contratada.

Até a última segunda-feira (15), a oferta de leitos no DF era de 366 vagas. Para os próximos dias, a pasta espera contar com 449 leitos de UTI Covid, com mais dez leitos no Hospital Home, por meio de contrato, somados à mobilização iniciada esta semana.

Com o aumento nos casos de Covid-19 nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde tem trabalhado intensamente para ampliar a oferta de leitos para atender pacientes com Covid-19. Essa mobilização iniciou no dia 10 de fevereiro, com a oferta de 10 leitos no Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

Alta demanda

Nos casos das unidades que operam com alta demanda, a pasta avalia a abertura de novas alas e construção de novos espaços e anexos, como no Hospital Regional de Samambaia, para maximizar a capacidade de atendimento. É o que explica o secretário adjunto de assistência à Saúde, Petrus Sanchez.

[Olho texto=” Além da mobilização de novos leitos, está em pleno funcionamento os hospitais de campanha na Ceilândia e no Centro Médico da Polícia Militar” assinatura=”” esquerda_direita_centro=” “]

“A Secretaria trabalha com duas situações distintas: A conversão dos leitos de UTI em leitos covid, visto que cirurgias eletivas foram suspensas temporariamente, porque quando há essas medidas restritivas, principalmente no período noturno, há menos uso de leitos em função de traumas, e também a aquisição e ampliação de uma nova unidade”, afirma.

Além da mobilização de novos leitos, a pasta mantém em pleno funcionamento os hospitais de campanha na Ceilândia e no Centro Médico da Polícia Militar, além dos leitos mobilizados nos hospitais que compõem a rede pública de saúde e a rede privada contratada.

Hospital de Campanha do Mané Garrincha

O Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha funcionou por seis meses e atendeu a mais de 1,8 mil doentes. A unidade foi equipada com 197 leitos, sendo 173 de enfermaria para adulto, 20 de suporte avançado e quatro de emergência. Esse hospital não foi equipado com leitos de UTI.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As atividades foram encerradas em outubro de 2020, quando terminou o contrato e o DF estava com queda na taxa de transmissibilidade do coronavírus, ocupação de leitos e óbitos por Covid-19.

Os equipamentos adquiridos para montar a estrutura provisória no estádio foram todos direcionados a outras unidades de saúde, bem como foram transferidos os últimos pacientes do hospital.

* Com informações da Secretaria de Saúde