16/03/2021 às 09:45, atualizado em 16/03/2021 às 12:53

Quer participar do conselho de segurança do DF?

Inscrições até dia 17/3. Podem participar entidades de classe – como sindicatos e associações – das forças de segurança pública e órgãos vinculados

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Termina nesta quarta-feira (17) o prazo de inscrição para participar do processo seletivo do Conselho Distrital de Segurança Pública (Condisp). Os interessados em participar do processo seletivo deverão preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Segurança Pública do DF. Por conta da pandemia, toda a tramitação será feita de forma virtual.

Poderão participar entidades de classe – como sindicatos e associações – das forças de segurança pública do Distrito Federal e órgãos vinculados, bem como entidades ou organizações da sociedade civil, núcleos de estudo, grupos de pesquisa, universidades e conselhos comunitários. Quatorze cargos poderão ser preenchidos.

“O formato virtual permite minimizar riscos de contaminação. De toda forma, nenhuma fase será prejudicada, pois os critérios estão bastante claros na portaria que define as regras de escolha”, explica o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma das finalidades do Condisp é propor diretrizes para políticas públicas de segurança pública e defesa social. Por isso, é tão importante a participação dessas entidades e sociedade civil, para que a aplicação das políticas sejam ainda mais eficazes.

O Conselho é também o órgão responsável pela realização de estudos e ações com o objetivo de aumentar a eficiência na execução da política distrital de segurança pública e na prevenção e repressão da violência e criminalidade.

[Olho texto=”Uma das finalidades do Condisp é propor diretrizes para políticas públicas de segurança pública e defesa social. Por isso, é tão importante a participação dessas entidades e sociedade civil” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com o secretário-executivo do Condisp e chefe de gabinete da SSP/DF, delegado Thiago Costa, oito entidades de classe e seis entidades da sociedade civil poderão indicar representantes – titular e suplente – para preenchimento das vagas. O resultado final do processo seletivo ficará para o dia 30 de abril.

“A divulgação das candidaturas válidas ocorrerá no dia 24 de março. A reformulação das datas ocorreu por conta da ampliação do prazo para participação”, esclarece.

O Condisp integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e é de natureza consultiva, propositiva e de acompanhamento social sobre a Política de Segurança Pública do Distrito Federal, com a participação de órgãos públicos, entidades de classe e sociedade civil. As reuniões do Conselho são bimestrais. O calendário com as datas dos encontros já está definido.

Inscrições para o Condisp
Período: 4/3 a 17/3
Resultado final: 30/4
Formulário disponível para inscrição

*Com informações da SSP/DF