18/03/2021 às 20:06, atualizado em 18/03/2021 às 20:11

Quadra no Recanto das Emas ganha iluminação em LED

População ganha mais segurança com as lâmpadas de LED instaladas; frequentadores devem observar as restrições impostas pela pandemia

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Mais um espaço público do Recanto das Emas vai ganhar nova iluminação e ampliar o tempo de lazer para a comunidade aproveitar quando a pandemia acabar. Por ora, o público frequentador deve seguir as restrições de circulação, respeitando o toque de recolher e evitando fazer aglomerações.  A quadra poliesportiva coberta da praça da Quadra 802 será equipada com seis refletores de LED. O investimento feito pela administração local é de aproximadamente R$ 17 mil. Uma empresa terceirizada fará o serviço.

Locais disputados pelos moradores da cidade, as praças e os campos da cidade vêm ganhando reforço na iluminação desde o ano passado. A iniciativa é aplaudida pelo líder comunitário Dielson Veiga, 50 anos, morador da Quadra 803. A praça vizinha à sua casa, afirma, ficou praticamente nova.

[Olho texto=”Lâmpadas de LED, além de mais claras, proporcionam economia de até 50% de energia ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Era uma praça abandonada” lembra. “O governo reformou, iluminou tudo por lá, inclusive a quadra. Ficou tudo mais claro e limpinho”. Ele conta que, antes da pandemia, além dos encontros de moradores para bate-papos nos bancos da praça, era comum haver gente jogando futebol até de madrugada.

Mapeamento

O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, relata que, após conversas com a comunidade e realização de vistorias, os locais estão sendo mapeados para receber o benefício:  “As praças das quadras 103, 110 e 302 também já estão com luzes novas. Vamos identificando os espaços e fazendo gestões junto à CEB”.

Dalvan também reforça que o investimento na iluminação traz mais segurança, evitando crimes como furto e roubo. As luminárias de LED, como essas que serão instaladas na Quadra 802, são mais claras e trazem uma economia de até 50% de energia em relação às convencionais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Duas importantes vias do Recanto das Emas também já ganharam iluminação em LED. A Avenida Potiguar, com 2,5 km de extensão, foi beneficiada com 228 novas luminárias. Já a Avenida Vargem da Bênção, com seus quase 7 km cortando toda a cidade, recebeu 146 postes e lâmpadas novas e teve 32 luminárias de sódio trocadas pelas de LED. Essas vias estavam incluídas no projeto de eficientização de iluminação pública que a CEB vem executando em todo o DF.