18/03/2021 às 16:09, atualizado em 19/03/2021 às 08:38

Forças policiais envolvidas no combate ao coronavírus

Diariamente, centenas de servidores fiscalizam e orientam a população sobre as medidas restritivas contra a covid-19

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Os agentes estão orientados a fiscalizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais que também tiveram as atividades suspensas, independentemente do horário estabelecido pelo decreto | Foto: Divulgação SSP-DF

Somente nesta quarta-feira (17), 408 pessoas e 76 veículos foram abordados por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por meio da força-tarefa criada no último dia 8 para fiscalizar a suspensão de atividades comerciais – exceto aquelas consideradas essenciais – e a circulação de pessoas entre 22h e 5h. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e reúne ainda as demais forças de segurança – polícias Militar e Civil, Detran-DF e Corpo de Bombeiros –, além da Vigilância Sanitária, Brasília Ambiental, Procon e as das secretarias DF Legal, de Mobilidade (Semob), de Agricultura (Seagri) e de Economia (Seec).

[Olho texto=”“Diariamente, agentes das 31 delegacias de área são empregados nessa ação, a partir das 22h. Uma média de cem policiais fiscaliza e orientam a população sobre as medidas restritivas do Decreto editado para conter a propagação da covid-19”” assinatura=”Vicente Paranahiba, diretor do Departamento de Polícia Circunscricional” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Circunscricional, Vicente Paranahiba, todas as unidades policiais da instituição estão envolvidas na ação do Governo do Distrito Federal (GDF). “Diariamente, agentes das 31 delegacias de área são empregados nessa ação, a partir das 22h. Uma média de cem policiais fiscaliza e orientam a população sobre as medidas restritivas do Decreto editado para conter a propagação da covid-19”, afirma.

Além disso, os agentes estão orientados a fiscalizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais que também tiveram as atividades suspensas, independentemente do horário estabelecido pelo decreto que orienta que não haja movimentação de pessoas no período noturno.

“Durante as rondas realizadas nas regiões administrativas, todos os policiais estão observando também se estabelecimentos sem autorização estão funcionando. Todas as delegacias estão orientadas a priorizar o atendimento em situações ligadas à operação Toque de Recolher, para dar mais celeridade à finalização do registro e para que policiais militares e servidores da DF Legal possam continuar nas ruas para fiscalização”, completa o delegado.

A Secretaria DF Legal e PMDF, num esforço concentrado para a fiscalização de todas as medidas, dividiram-se em dezesseis frentes de trabalho para executar vistorias a estabelecimentos comerciais. Juntos, realizaram 14.707 vistorias em todo o Distrito Federal nesta quarta-feira (17). Do total, 411 foram abordadas, nove multas aplicadas e 24 interdições por descumprimento dos decretos de combate à covid-19. Além disso, 678 quiosques foram vistoriados e 57 abordados, além da retirada de 76 ambulantes.

Três pessoas foram multadas por descumprirem o toque de recolher. Nenhuma pelo não uso de máscara.

Nos pontos de bloqueio da PM mais de 100 veículos foram abordados, mas não houve registro de descumprimento do decreto| Foto: Divulgação SSP-DF

A PMDF montou pontos de bloqueio na via Estrutural (DF-095), EPIA Norte e Sul, Planaltina, Taguatinga, Samambaia e Lago Sul no final de semana. Ao todo, 103 veículos foram abordados. Não houve nenhum registro de desrespeito ao toque de recolher. Não houve registro de descumprimento ao decreto.

Militares do CBMDF realizaram ações nas Asas Sul e Norte, Gama, SOF Ceilândia, SIA, Taguatinga, Brazlândia, área central de Brasília, Candangolândia, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. Foram empregados 56 bombeiros e 12 viaturas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Já o Detran-DF realizou 285 abordagens pela Operação Toque de Recolher. As equipes de fiscalização montaram pontos de bloqueio e fizeram patrulhamento com abordagens no Riacho Fundo II, Recanto das Emas, São Sebastião, Sudoeste e Samambaia. Foram flagrados sete condutores embriagados e outros seis não possuíam habilitação para dirigir.

*Com informações da SSP-DF