20/03/2021 às 19:17, atualizado em 22/03/2021 às 13:34

Hospital Regional de Planaltina não está sem oxigênio

Vídeo com fake news está circulando na internet; a verdade é que a casa de saúde está abastecida

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Um vídeo com informações falsas sobre o Hospital Regional de Planaltina (HRPl) está circulando na internet, de forma irresponsável, e mobilizando pessoas a fazerem doações de oxigênio para a unidade hospitalar.

O vídeo, que tem duração de 29 segundos, traz a foto da fachada do hospital, com cilindros ilustrando o banner, e uma voz feminina dizendo que a unidade amanheceu sem o insumo hospitalar. Também circula no instagram uma publicação com o mesmo conteúdo.

[Olho texto=”A Secretaria de Saúde esclarece tratar-se de uma Fake News e que o Hospital de Planaltina está devidamente abastecido com oxigênio líquido” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Saúde esclarece tratar-se de uma Fake News e que o HRPl está devidamente abastecido com oxigênio líquido (armazenado em tanque e distribuído aos setores através da rede de gases) e de oxigênio gasoso (armazenado em cilindros). É fato que todas as unidades de saúde são abastecidas de oxigênio conforme programação prevista em contrato cuja recarga ocorre periodicamente.

No Hospital de Planaltina, o tanque da central de gases e os cilindros são recarregados três vezes por semana pelas empresas White Martins e Air Liquide, respectivamente. As últimas recargas ocorreram na sexta-feira (19). Havendo necessidade, está previsto em contrato um abastecimento de urgência.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que, em momento algum, o hospital chegou a ficar sem oxigênio. O que houve na última quinta-feira (17) foi um problema com a pressão na central de distribuição para a rede de gases do hospital. Mesmo com esse problema, que foi corrigido no mesmo dia, não chegou a ocasionar problemas mais graves para os pacientes.

É fato que o HRPl registrou alta taxa de internação nos últimos dias, o que ocasionou aumento no consumo de oxigênio. Porém não há necessidade de a população se mobilizar para doar oxigênio para a unidade.

Saúde Sem Fake News  

Recebeu uma notícia suspeita? Desconfie e, na dúvida, não compartilhe! A página Saúde Sem Fake News foi criada para que esse tipo de conteúdo possa ser checado e devidamente esclarecido. Se receber alguma informação sobre a Secretaria e achar que é falsa, pode remetê-la pelo aplicativo WhatsApp no telefone (61) 99252-3540.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vale destacar que o canal não funciona como um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente neste espaço se são verdade ou mentira, bem como nas nossas redes sociais.

*Com informação da Secretaria de Saúde