22/03/2021 às 19:50, atualizado em 22/03/2021 às 20:02

População atendeu às medidas restritivas no fim de semana

Esforços para fiscalizar determinações do decreto que suspende circulação de pessoas das 22h às 5h têm surtido efeito

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A força-tarefa do Governo do Distrito Federal realizou, entre sexta-feira (19) e domingo (21), 39.909 vistorias a estabelecimentos comerciais por todo o Distrito Federal. Do total, 1.193 foram abordagens. Auditores da Secretaria DF Legal, juntamente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), aplicaram ainda 70 multas e interditaram 85 estabelecimentos por descumprimento aos decretos criados para o combate à covid-19.

[Olho texto=”“No final de semana tivemos apenas uma festa paga, onde os responsáveis e participantes foram multados. No mais, as festas particulares foram orientadas a serem encerradas, evitando que esse mal que assola a humanidade aumente sua propagação no Distrito Federal”” assinatura=”Cristiano Mangueira, secretário da DF Legal” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ainda no final de semana, 2.158 quiosques foram vistoriados e 201 abordados, além da retirada de 487 ambulantes. Vinte oito pessoas foram multadas por descumprirem o toque de recolher. Sete pelo não uso de máscara.

De acordo com o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, os esforços para que as medidas sejam cumpridas tem surtido resultado. “No final de semana tivemos apenas uma festa paga, onde os responsáveis e participantes foram multados. No mais, as festas particulares foram orientadas a serem encerradas, evitando que esse mal que assola a humanidade aumente sua propagação no Distrito Federal. Tivemos ainda dois casos em que grupos de pessoas foram multados por desobediência ao toque de recolher. Nesses casos, todos foram devidamente identificados e multados” relata.

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e reúne as demais forças de segurança além da PMDF – Polícia Civil, Detran-DF e Corpo de Bombeiros –, além da Vigilância Sanitária, Brasília Ambiental, Procon e as das secretarias DF Legal, de Mobilidade (Semob), de Agricultura (Seagri) e de Economia (Seec).

O objetivo é fiscalizar as medidas estabelecidas pelo decreto do Governo do Distrito Federal (GDF), que suspende a circulação de pessoas no das 22h às 5h.

O Detran-DF abordou 419 veículos na Operação Toque de Recolher no final de semana| Foto: SSP

Quase duas mil abordagens

A PCDF atuou, por meio de rondas em todas as regiões administrativas, por meio das delegacias de área. Os policiais abordaram 1.948 pessoas e 287 veículos. Todas as delegacias de área unidades policiais da instituição estão envolvidas na ação do Governo do Distrito Federal (GDF).

Diariamente, cerca de cem agentes são empregados na ação, a partir das 22h. Eles fazem a orientação e fiscalização da população sobre as medidas restritivas do Decreto editado para conter a propagação da covid-19. Além disso, os agentes estão orientados a fiscalizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais que também tiveram as atividades suspensas, independentemente do horário estabelecido pelo decreto que orienta que não haja movimentação de pessoas no período noturno.

Desde a última semana houve um incremento nas ações da PCDF. As delegacias especializadas – 12 no total – também passaram a participar da força-tarefa. “Desta forma, temos ainda cerca de cinquenta agentes, além do que vinha sendo empregado, para aumentar o numero de abordagens”, ressalta o titular do Departamento de Polícia Especializada, delegado Vítor Dan.

Foram montados pontos de bloqueio para as abordagens em Samambaia, Planaltina, Lago Sul, Ceilândia e Estrutural | Foto: SSP

Ações de Trânsito

A PMDF abordou 529 veículos. De acordo com comandante do Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira, não foram registrados descumprimentos ao Decreto. “O final de semana foi bastante tranquilo. Não houve registro de desrespeito ao toque de recolher”. O comandante reitera a importância de não combinar ingestão de bebida alcoólica e direção. “Reiteramos nosso pedido de não misturar álcool e direção, principalmente neste período em que o sistema de saúde está tão demandado”.

Os policiais montaram pontos de bloqueio para as abordagens em Samambaia, Planaltina, Lago Sul, Ceilândia e Estrutural.

[Olho texto=”“Além da orientação quanto às restrições do decreto, estamos atentos às infrações de trânsito, como alcoolemia, motos com escapamentos irregulares, entre outras”” assinatura=”Lúcio Lahm, diretor de Policiamento do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já o Detran-DF abordou 419 veículos na operação Toque de Recolher no final de semana. A cada dia, o Departamento realiza quatro operações em pontos fixos nas regiões do DF. Nesse fim de semana, as equipes de fiscalização de trânsito do Detran-DF estiveram no Sudoeste, Riacho Fundo II, Lago Norte, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Estrutural, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Paranoá, Gama e Asa Sul e Asa Norte.

Durante as operações Toque de Recolher foram flagrados 22 condutores alcoolizados, nove inabilitados e 4 motociclistas conduzindo veículo com escapamento irregular. Ao todo, 19 veículos foram removidos ao depósito.

Para o diretor de Policiamento do Departamento, Lúcio Lahm, o Detran-DF tem realizado quatro operações em pontos fixos para coibir a circulação de pessoas após as 22h. “O planejamento leva em consideração o mapeamento das vias em que há maior movimentação e estamos buscando atender todas as regiões do DF. Além da orientação quanto às restrições do decreto, estamos atentos às infrações de trânsito, como alcoolemia, motos com escapamentos irregulares, entre outras”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Militares do CBMDF atuaram em 191 operações de fiscalização. A ações envolveram 107 viaturas e 489 militares. Os militares realizaram ações em Ceilândia, Asa Sul e Norte, Taguatinga, São Sebastião, Vila Planalto, Samambaia, SIA, Lago Norte e Sul, Recanto das Emas, Candangolândia, Brazlândia, SIA, Taguatinga, Brasília, Santa Maria, Águas Claras, Gama, Brasília, Núcleo Bandeirante, SOF Ceilândia, Recanto das Emas, Vila Planalto, Santa Maria, Planaltina, Sobradinho, Águas Claras, Riacho Fundo e Sudoeste.

*Com informações da SSP