24/03/2021 às 19:54

Manutenção de vias na Esplanada dos Ministérios

GDF Presente usa 54 toneladas de asfalto para recuperar pistas e limpa bocas de lobo

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Recuperação das pistas de rolamento das vias N e S| Foto: GDF Presente

Coração administrativo do país e ponto turístico de Brasília, a Esplanada dos Ministérios passa por uma megaoperação de limpeza das bocas de lobo e recuperação das pistas de rolamento das vias N e S. Coordenada pelas equipes do GDF Presente, a ação já executou a aplicação de mais de 54 toneladas de massa asfáltica no trecho entre a rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiros Militar.

“Mesmo com o fluxo menor de pessoas nas ruas por causa das medidas de restrição, nosso trabalho de cuidado com a cidade não para e deixa as vias e áreas públicas preparadas para quando o ritmo voltar ao normal”, observa a administradora regional do Plano Piloto Ilka Teodoro.

Limpeza de 123 bocas de lobo no Eixo Monumental | Foto: GDF Presente

Já os serviços de limpeza das bocas de lobo incluem também o Eixo Monumental. Até esta terça-feira (23), foram limpos 123 bueiros e retiradas cinco toneladas de entulhos – a maior parte de terra e folhas. Sacolas plásticas descartadas irregularmente nas ruas pela população também foram encontradas.

[Olho texto=”“Não se trata de uma ação pontual. Ao longo do ano foram várias desobstruções para que a água entre pelas galerias com vazão”” assinatura=”Lúcio Barbosa, coordenador do Polo Central I” esquerda_direita_centro=”direita”]

Coordenador do Polo Central I, responsável pela manutenção do Plano Piloto no GDF Presente, Lúcio dos Santos Barbosa lembra que a limpeza constante das bocas de lobo na região central da cidade é um dos fatores que evitam alagamentos em períodos de chuva. “Não se trata de uma ação pontual. Ao longo do ano foram várias desobstruções para que a água entre pelas galerias com vazão”, disse.