25/03/2021 às 20:19, atualizado em 26/03/2021 às 07:38

Ceilândia faz 50 anos e ganha operação especial anticrimes

Ação denominada de Quinto Mandamento tem como principal objetivo a redução da violência e apreensão de drogas

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

A ação reúne servidores das polícias Civil e Militar e de outros órgãos do GDF. Faz atividades contínuas desde julho de 2020 | Foto: Divulgação/SSP

[Olho texto=”“A operação envolve ainda o combate a roubo de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e interdição de estabelecimentos comerciais irregulares”” assinatura=”Anderson Torres, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta quinta-feira (25), a operação Quinto Mandamento (Não Matarás) começou a ser realizada com mais policiais e agentes públicos em Ceilândia. A edição especial compõe a programação pelos 50 anos da região administrativa. Coordenada pela Secretaria de Segurança, a ação tem como foco a redução dos crimes contra a vida.

A operação vai até o domingo (28), tendo como principal foco o combate aos homicídios. Reunirá servidores públicos integrantes das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), do DF Legal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Queda de delitos

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, a Quinto Mandamento tem como foco preferencial o combate aos homicídios, mas está contribuindo também  para reduzir outras práticas criminosas.

[Olho texto=”“Os locais foram mapeados por meio de levantamentos das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI)” ” assinatura=”Júlio Danilo, secretário Executivo de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A operação envolve ainda o combate a roubo de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e interdição de estabelecimentos comerciais irregulares.  É uma operação completa e que reflete a capacidade de integração e interação dos participantes”, destacou o secretário. “Nosso foco é a redução de crimes contra a vida em todas as regiões do Distrito Federal, mas percebemos a redução de outros delitos”, complementou.

De acordo com o secretário, as equipes estarão em Ceilândia até o próximo domingo (28). “Será um esforço concentrado em toda região de Ceilândia, inclusive Sol Nascente e Pôr do Sol. Estaremos em todos esses dias realizando ações com apoio operacional de tropas especializadas, inclusive nas rodovias que cercam a cidade”, completou.

Manchas do crime

A ação será realizada com base em manchas criminais, ou seja, de acordo com locais, dias e horários em que crimes ocorrem nas regiões administrativas do DF, como explica o secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os locais foram mapeados por meio de levantamentos das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI). A organização e integração dos demais órgãos ficou por conta da Subsecretaria de Operações Integradas, a SOPI”, finaliza.

A Quinto Mandamento faz parte de nossa estratégia para redução de homicídios e ocorre, de forma contínua, desde o dia 31 de julho de 2020.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública