26/03/2021 às 10:28, atualizado em 26/03/2021 às 11:44

Vila Planalto ganha R$ 4 mi de presente de aniversário

Dinheiro será investido no circuito turístico da cidade e também em sinalização, urbanização e iluminação 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O projeto da Rota Cultural e Turística da Vila Planalto envolve diversos órgãos. Ela terá início e fim nos arredores da tradicional Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (foto), marco cultural e arquitetônico da Vila Planalto fundado em 2 de abril de 1959 | Foto: arquivo / Agência Brasília

Prestes a completar 64 anos em abril, a Vila Planalto ganhou um presente antecipado. O governador Ibaneis Rocha destinou cerca de R$ 4 milhões para reformar a cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), durante a entrega da do Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01) da região. Segundo o chefe do Executivo local, a verba é parte da primeira etapa de renovação do local.

“Eu tenho muito carinho pela Vila Planalto, que significa muito para Brasília. Não é só a comunidade que merece essa obra, mas toda a sociedade do Distrito Federal que frequenta um dos maiores polos gastronômicos da cidade. A população da capital frequenta esse ambiente que tem a história de Brasília”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Segundo a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, o montante será investido para o circuito turístico da Vila Planalto. “Como sinalização, calçadas, rotas acessíveis, urbanização, iluminação pública, entre outras”, adianta.

[Olho texto=”“Também estamos trabalhando na revitalização do Conjunto Fazendinha e a implantação do parque urbano, além de uma série de demandas trazidas pela comunidade como reparos de parquinhos, equipamentos esportivos e ciclovias” ” assinatura=”Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a responsável pela cidade, o próximo passo é montar um cronograma de obras. “Também estamos trabalhando na revitalização do Conjunto Fazendinha e a implantação do parque urbano, além de uma série de demandas trazidas pela comunidade como reparos de parquinhos, equipamentos esportivos e ciclovias”, informa Ilka Teodoro

Projeto turístico-cultural

O projeto da Rota Cultural e Turística da Vila Planalto envolve diversos órgãos. Ela terá início e fim nos arredores da tradicional Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, marco cultural e arquitetônico da Vila Planalto fundado em 2 de abril de 1959.

O trajeto engloba ruas compartilhadas, com mais espaço e vez para pedestres, sinalização dos pontos turísticos, drenagem, preservação do conjunto tombado pelo patrimônio histórico, adequação de obras desconformes e edificações irregulares, qualificação dos espaços urbanos e desenvolvimento social e turístico.

Histórico

A Vila Planalto foi criada em 1957 para abrigar os acampamentos de operários que trabalhavam na construção da capital. O tombamento como Patrimônio Histórico do DF veio em 1988. O plano inicial era remover os trabalhadores após a inauguração de Brasília e transferi-los para as chamadas cidades-satélites – na nomenclatura atual, as denominadas regiões administrativas do Entorno.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entretanto, seis acampamentos permaneceram no local, privilegiado pela proximidade com o centro do poder político e à beira do Lago Paranoá – fica a cerca de 500 metros do Palácio do Planalto, por exemplo. A cidade preserva características da época da construção, com reconhecido valor histórico no processo de ocupação do DF.