29/03/2021 às 19:21

Inaugurado mural em homenagem às vítimas da covid-19 no DF

Painel feito de origami foi montado na UBS 7 de Ceilândia e impacta por meio da arte em dobraduras de papel

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O painel foi montado ao longo da última semana e possui 5,8 mil flores de lótus. A ideia era que cada flor representasse uma vida perdida para o coronavírus | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

[Olho texto=”“A flor de lótus simboliza esperança, resiliência, despertar e renascimento”” assinatura=”Ludmila Magalhães, idealizadora do mural” esquerda_direita_centro=”direita”]

Há exatamente um ano, ocorria o primeiro óbito por covid-19 no Distrito Federal. Como forma de homenagear as vítimas e levar esperança àqueles que estão se vacinando, foi montado um painel com flores de lótus, feitas de papel, na Unidade Básica de Saúde 7 de Ceilândia. O mural trouxe leveza e reflexão ao ambiente da unidade, que também oferece a vacina que previne a doença. A UBS foi escolhida por possuir um espaço amplo ideal para a montagem do painel.

“A flor de lótus simboliza esperança, resiliência, despertar e renascimento. A ideia é encantar com a beleza e gerar o impacto de quantas pessoas morreram por causa da covid-19, trazendo consciência coletiva e esperança para quem está se vacinando de que dias melhores estão por vir”, explicou a idealizadora do mural, Ludmila Magalhães, psicóloga e artista plástica de origami.

Painel

O painel foi montado ao longo da última semana e possui 5,8 mil flores de lótus. A ideia era que cada flor representasse uma vida perdida para o coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (29), o número total era de 5.757 mortes por covid-19 no Distrito Federal. As flores começaram a ser dobradas em 20 de janeiro, e o trabalho contou com a participação de 23 voluntários do grupo Bem Dobrado.

“Sinto um misto de sentimentos ao ver o mural finalizado. Grata por não ter tido nenhuma perda, honrada em fazer essa homenagem e triste por saber que tantas pessoas morreram. Ao mesmo tempo, é uma esperança saber que a vacina chegou”, afirmou Ludmila, que recebeu a doação de três mil papéis da gráfica Só Papel, solidarizada com a causa.

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

As flores começaram a ser dobradas em 20 de janeiro, e o trabalho teve ajuda de 23 voluntários do grupo Bem Dobrado | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Quem ajudou a artista plástica na montagem do mural foi a professora Flávia Reich. Ela começou a fazer origami no início da pandemia, como forma de terapia para tantas horas passadas em casa. Seguia o Instagram de Ludmila e viu a causa, então decidiu ajudar, dobrando flores de lótus e atuando na colagem do painel. “Foi uma causa emocionante e revigorante por podermos presenciar tantas pessoas se vacinando aqui, diante do mural”, disse.

A gerente da UBS 7, Kelma Louzeiro, expressou o sentimento de felicidade com o painel em homenagem às vítimas da covid-19. “Perdemos uma servidora nossa para a covid e alguns parentes nossos. Por isso, acho tão importante terem trazido essa homenagem tão linda para a nossa UBS. Além disso, disponibilizamos a vacina e temos a esperança de que o número de mortes vai diminuir cada vez mais”, disse, esperançosa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Severina Dias Neves, 77 anos, esteve na UBS 7 de Ceilândia para se vacinar e se encantou com o painel de dobradura. “A gente vê na televisão, mas não imaginava que tanta gente já morreu desta doença. Só Deus para ter misericórdia. Achei o mural lindo, pena que é por um motivo triste”, avaliou.

A superintendente da Região Oeste, Lucilene Florêncio, também ficou feliz com a homenagem, que também dá esperança aos servidores: “A Superintendência Oeste reconhece e tem extrema gratidão a todos os trabalhadores da região que vêm, com esforço hercúleo, enfrentando esse momento de calamidade pública, salvando vidas e fazendo entregas valorosas. Nosso profundo respeito”.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde