30/03/2021 às 09:03, atualizado em 30/03/2021 às 14:19

Vias de acesso ao aeroporto vigiadas pelo Detran

Objetivo é dar mais segurança e fluidez ao trânsito no local, principalmente nos pontos de embarque e desembarque do terminal

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Ao todo, são 17 câmeras instaladas na região aeroportuária e, por meio de uma parceria, o acesso ao sistema foi cedido ao Detran para a fiscalização de forma remota| Foto: Detran-DF

A partir do dia 5 de abril, a circulação de veículos nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília será monitorada por um novo sistema de câmeras de vigilância, que permitirá a fiscalização de trânsito remota por agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

O videomonitoramento tem o objetivo de organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região. Para isso, o Detran implantou um centro de controle onde os agentes terão acesso às imagens do trânsito em tempo real e poderão aplicar penalidades.

“Não podemos estipular um tempo máximo de parada, portanto a fiscalização irá autuar, por estacionamento irregular, quando não for verificado o embarque ou desembarque de passageiros, mesmo que o condutor esteja aguardando dentro veículo”, explica Lúcio Lahm, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito .

Parceria

As câmeras foram adquiridas pela Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, considerando a necessidade de reforçar a segurança por se tratar de um aeroporto internacional com uma base aérea militar e a crescente movimentação de veículos no local.

Ao todo, são 17 câmeras instaladas na região aeroportuária, e por meio de uma parceria, o acesso ao sistema foi cedido ao Detran, para a fiscalização de forma remota.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo a Inframerica, dados de uma consultoria realizada em 2019, registraram que aproximadamente 1,5 milhão de veículos circulam pelo aeroporto, por ano, incluindo carros de passeio, táxis, veículos de transporte por aplicativos, ônibus e motos.

*Com informações do Detran-DF