31/03/2021 às 17:00, atualizado em 31/03/2021 às 17:15

Após obra, UBS 1 de Ceilândia ganha sala de vacinação

Unidade Básica de Saúde passou por reforma nas partes elétrica e hidráulica, pintura, adequação de espaços e também recebeu sinalização nova

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Sala de vacina na Unidade Básica de Saúde 1 de Ceilândia, que atende população do Sol Nascente/Pôr do Sol | Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

[Olho texto=”“Essa é uma área bastante populosa e de grande vulnerabilidade social. A reforma possibilitou maior ambiência para acomodar os cidadãos, readequação de espaços e sinalização”” assinatura=” Lucilene Florêncio, superintendente da Região de Saúde Oeste” esquerda_direita_centro=”direita”]

A população do Sol Nascente/Pôr do Sul será diretamente beneficiada com a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Ceilândia, que além das melhorias em sua estrutura ganhou uma sala de vacina. A unidade, localizada na EQNP 07/11, Área Especial, compartilha espaço físico com o Laboratório Regional de Ceilândia, que também recebeu alguns melhorias.

Foram realizados serviços na estrutura física da unidade, adequação de espaços, pintura, melhorias na parte elétrica, hidráulica e identificação visual com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de atendimento prestado à população.

“Essa é uma área bastante populosa e de grande vulnerabilidade social. A reforma possibilitou maior ambiência para acomodar os cidadãos, readequação de espaços e sinalização. Dessa forma, evita-se a formação de aglomerações no local”, explica Lucilene Florêncio, superintendente da Região de Saúde Oeste.

De acordo com a gestora, a população local será mais bem assistida com a sala de vacinação, tendo em vista que esse é um dos serviços mais procurados dentro de uma unidade básica de saúde, além de atender o público de todas as idades. “É de extrema importância ter uma sala de vacina para essa comunidade”, aponta.

[Numeralha titulo_grande=”15 mil ” texto=”Usuários assistidos pela UBS 1″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Adequado funcionamento

Antes da inauguração da nova sala, a vacinação na UBS 1 de Ceilândia acontecia de forma volante dentro da unidade, utilizando espaço destinado ao consultório de atendimento à demanda ginecológica. Isso acarretava prejuízo nos atendimentos das demandas específicas, tendo em vista que a UBS conta apenas com um consultório equipado para tal atendimento.

A sala de vacinação possui 14,79 m², construída em área separada da recepção dos demais usuários da UBS 1. Equipada com câmaras frias, armário para guardar os materiais, mesa com suporte de computador para lançamento de dados, maca para aplicação, cadeiras, ar-condicionado, pia com bancada, observados as exigências das RDCs, de forma a garantir o adequado funcionamento.

A reforma começou em 18 de dezembro de 2020 e foi finalizada no último dia 24. Além disso, ocorreu sem interromper nenhum tipo de atendimento, mesmo com a unidade em pleno funcionamento. Toda a reforma foi feita através de verba de uma emenda parlamentar do deputado distrital Fernando Fernandes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Estrutura

A UBS 1 de Ceilândia possui quatro equipes de Estratégia Saúde da Família, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Há ainda duas equipes de saúde bucal. A população assistida, devidamente cadastrada, é de 15.028 usuários.

*Com informações da Secretaria de Saúde