03/04/2021 às 09:28, atualizado em 05/04/2021 às 11:34

DF recebe doação de 22,4 mil testes de covid-19

Equipamentos foram doados pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS)

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde recebeu uma doação de 22,4 mil testes antígenos para detecção da covid-19. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) foi quem realizou a doação humanitária.

Na carta de doação, a Opas destaca que os testes devem ser utilizados como estratégia de enfrentamento à pandemia, na investigação de casos de covid-19. A doação foi entregue na Farmácia Central da Secretaria de Saúde, localizada no Parque de Apoio. Todos os testes já foram distribuídos para as sete superintendências de saúde.

“Essa doação, no atual momento da pandemia é de extrema importância, pois são testes antígenos. Então, conseguimos diagnosticar pessoas com Covid-19 no início da doença e mais rápido que o teste RT-PCR”, explica o subsecretário de Logística em Saúde, Arthur Siqueira.

 Teste antígeno

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Sua utilização está indicada nos primeiros 7 dias de sintomas, e sua sensibilidade é mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas. O teste de antígeno é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. O resultado demora uma média de 30 minutos para sair.

Em pacientes com carga viral elevada (o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, 1-3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até o 5º-7º dia da doença) a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.

* Com inf0rmações da Secretaria de Saúde