06/04/2021 às 17:30, atualizado em 06/04/2021 às 17:36

Um alerta sobre a importância do esporte na pandemia

Em defesa da qualidade de vida da população, secretários de Esporte produzem carta aberta à sociedade durante fórum nacional virtual

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte se reuniu virtualmente nesta terça-feira (6), Dia Mundial de Atividade Física, para debater o papel das pastas de todo o país no combate à pandemia de covid-19. O grupo elaborou uma carta aberta que reafirma seu compromisso com a sociedade. O encontro contou com a participação da secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

[Olho texto=”Vacinação e auxílio aos atletas e ao corpo técnico foram apontados como prioridades” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O documento destaca a importância da classificação das atividades físicas como essenciais no período da pandemia e fundamentais na manutenção da saúde e nos programas contra a obesidade. Entre os pontos abordados, destaca-se a importância da inclusão do profissional de educação física na área da saúde. Outro tema defendido foi o desenvolvimento da prática esportiva adequada, dentro dos protocolos de segurança, nos parques e academias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Diante do crescimento do número de pessoas curadas e maior conhecimento sobre as sequelas causadas pela covid-19, afirma o documento, há maior procura pela reabilitação, tendo o exercício físico como um dos pilares. Os titulares nacionais das pastas de Esporte também enfatizaram que a vacinação e o auxílio aos atletas e corpo técnico precisam ser priorizados. Defenderam, ainda, que eventos e campeonatos esportivos devem seguir o calendário com base nas medidas de saúde locais e nacionais.

A partir das recomendações compartilhadas com a sociedade, entidades, governo e parlamentares, a carta aberta do Fórum Nacional dos Secretários de Esporte enfatiza que a categoria se empenha em contribuir de forma ativa para que todas as práticas desportivas sigam em busca de espaço e melhor qualidade de vida para toda a população brasileira.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer