12/04/2021 às 17:14, atualizado em 12/04/2021 às 17:34

Jovens ganham curso básico de primeiros socorros

Promovida pela Secretaria de Juventude, oficina começa com 200 pessoas inscritas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Aulas são no formato on-line | Foto: Divulgação/Sejuv

Em oferta inédita, com carga horária de 20 horas e duração de dez dias, começou nesta segunda-feira (12) o Curso Básico de Primeiros Socorros promovido pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv) por meio dos centros de juventude (CJs). A meta é capacitar os jovens a atuarem em diversas situações que envolvam procedimentos capazes de diminuir possíveis complicações, sequelas e até mesmo óbitos decorrentes da falta de assistência inicial. Já são 200 inscritos.

A aulas são ministradas pela enfermeira Fernanda Pereira, que atua há mais de 11 anos na área de assistência e foi professora do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos dos CJs. A aula magna contou com a participação do secretário de Juventude, Kedson Rocha, e do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF e parceiro da Sejuv.

[Olho texto=”“Acredito que quando estamos no lugar certo, na hora certa e com a capacitação certa, Deus pode nos usar para salvar vidas, e é isso que eu acredito que vocês jovens estão fazendo aqui hoje” ” assinatura=”Kedson Rocha, secretário de Juventude” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Eu tenho uma vivência muito significativa com essa temática dos primeiros socorros, que começou lá atrás, quando fui escoteiro, e me trouxe o entendimento da importância de estarmos aptos a realizar esse tipo de socorro”, relatou o secretário, na abertura do curso.

O conceito de primeiros socorros foi bem-definido por Kedson Rocha: “Acredito que quando estamos no lugar certo, na hora certa e com a capacitação certa, Deus pode nos usar para salvar vidas, e é isso que eu acredito que vocês jovens estão fazendo aqui hoje: estão no lugar certo, na hora certa, sendo capacitados para que possam agir. Por isso, sejam muito bem-vindos, aproveitem ao máximo cada conteúdo, cada aprendizado e usem a energia da juventude para promover o bem”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O deputado Delmasso, por sua vez, elogiou a iniciativa e reforçou: “Quando investimos na nossa capacitação, significa que a decisão tomada é a de assumir o controle de nossas vidas e não permitir que sejamos levados pelo acaso, e é isso que vocês estão fazendo. Eu tenho certeza que, quando tudo isso passar, os jovens que estão aqui hoje se capacitando serão aqueles que terão oportunidades e que se destacarão no mercado de trabalho”.

Curso Básico de Primeiros Socorros

  • A partir desta segunda-feira (12), com aulas às 10h, pela Plataforma Zoom.
  • Carga: 20 horas-aula, com três encontros semanais e duração de dez dias.
  • Inscrições neste site.

*Com informações da Secretaria de Juventude