12/04/2021 às 09:30, atualizado em 12/04/2021 às 14:45

Riacho Fundo II ganha 10,8 mil metros quadrados de grama

O pedido do plantio foi feito pela administração regional à Novacap. Demandas vieram da comunidade local

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A espécie escolhida foi a grama esmeralda, muito utilizada em projetos de paisagismo nas regiões administrativas do DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

No lugar de lama e mato, um extenso e verde gramado. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realizou o plantio de mais de 10,8 mil metros quadrados de grama nos acessos a condomínios das quadras QN 31 a 33 no Riacho Fundo II.

[Olho texto=”“A grama evita erosões e o entupimento de diversas vias pelas águas pluviais, além de melhorar o clima e inibir o descarte irregular de lixo”” assinatura=”Raimundo Silva, diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O paisagismo foi feito por meio de contrato de plantio de grama da Novacap. O lote dos serviços engloba o Riacho Fundo II e, também, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Park Way, e tem custo total de R$ 990 mil.

A quantidade de grama plantada seria suficiente para cobrir a extensão de um campo de futebol, que normalmente possui uma área de 8,2 mil metros quadrados. A espécie escolhida foi a grama esmeralda (nome científico: Zoysia japonica), muito utilizada em projetos de paisagismo nas regiões administrativas do DF.

O pedido do plantio foi feito pela administração regional, que recebeu demandas da comunidade local. Além do caráter estético, o novo gramado também traz outros benefícios para os moradores da região, como explica o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva: “A grama evita erosões e o entupimento de diversas vias pelas águas pluviais, além de melhorar o clima e inibir o descarte irregular de lixo”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A administradora regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, comemorou o plantio da grama nos acessos dos condomínios. “Assim que assumimos a administração, foi uma das primeiras demandas dos moradores dessa região, que sofriam com os transtornos que a chuva causava. Um síndico de um dos condomínios chegou a entrar em contato comigo para agradecer e elogiar a melhoria”, afirma.

O trabalho não vai parar somente com a colocação da grama: de acordo com a Novacap, será realizado também um plantio de árvores na região no próximo período de chuvas, seguindo o Programa Anual de Arborização da companhia.