14/04/2021 às 16:34

Mais de 300 toneladas de resíduos para melhorar vias de terra

Equipes da Novacap, Detran e SLU se unem para a execução de obras que melhoram a qualidade de vida em toda a região

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Servidores do Detran cuidam da sinalização horizontal | Fotos: Divulgação/GDF Presente

No Setor Habitacional Água Quente, mais uma rodada de ações do GDF Presente marca presença. As equipes do programa do GDF trabalham nos serviços de terraplanagem e nivelamento das estradas vicinais da localidade, próxima ao Recanto das Emas e à cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto e com aproximadamente 20 mil habitantes. Já são mais de 300 toneladas de resíduos da construção civil (RCCs), doados pelo SLU e colocados nas pistas para ajudar na compactação.

[Olho texto=”“A gente agradece ao governo, pois estão começando a botar os olhos na nossa cidade”” assinatura=”Raimundo Nonato da Silva, presidente da Associação dos Feirantes” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O coordenador do Polo Central Adjacente II – que abrange a região –, Rodrigo Caverna, lembra que as demandas eram muitas e estão sendo atendidas a contento. “Essa parceria com os outros órgãos é fundamental para atingirmos o objetivo, que é cuidar das diversas regiões do Distrito Federal”, afirma. Ele estima que, até agora, mais de 20 ruas já foram recuperadas no local pelo GDF Presente.

Resíduos de construção civil são compactados para ajudar na recomposição do piso das vias

Nesta semana, também participam dos trabalhos as equipes do Departamento de Trânsito do DF (Detran). Servidores do órgão fizeram a sinalização horizontal das principais avenidas do setor, com a pintura de quebra-molas e demarcação das ruas. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atuou nos serviços de fresagem e na pintura de meios-fios.

Trabalho conjunto

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente da Associação dos Feirantes de Água Quente, Raimundo Nonato da Silva, enaltece a ação: “A gente agradece ao governo, pois estão começando a botar os olhos na nossa cidade. Meses atrás, também construíram um estacionamento na feira. Tem muito serviço necessário sendo feito por aqui”.

Os trabalhos sempre são empreendidos em conjunto. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) vem fazendo a poda de árvores e o corte da grama, a começar pelas margens da rodovia DF-280, que passa pelo setor habitacional. Os servidores da companhia e do polo também atuaram no parquinho, com serviços de limpeza e roçagem.

“São ações que impactam diretamente a mobilidade urbana dos moradores e inibem o descarte irregular de lixo na região”, avalia o administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan.  Desta forma, além de melhorar as condições gerais da comunidade, o programa GDF Presente também investe em trabalhos de conscientização ambiental.