14/04/2021 às 15:18, atualizado em 14/04/2021 às 22:43

São Sebastião vai ganhar reforma no Parque do Bosque

Brasília Ambiental trabalha, em parceria com a Administração Regional, para entregar as melhorias à comunidade no início de maio

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Limpeza total está sendo realizada na área verde, que é considerada um “pulmão ecológico” da cidade | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

[Olho texto=”“Uma ação conjunta no sentido de entregar a unidade de conservação estruturada e limpa”” assinatura=” Cláudio Trinchão, presidente do Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Governo do Distrito Federal (GDF) está reunindo ações para entregar à comunidade, já no início de maio, a primeira etapa da reforma do Parque Distrital de São Sebastião, mais conhecido como Parque do Bosque.

As ações estão sendo executadas por meio de trabalho conjunto do Instituto Brasília Ambiental com a Região Administrativa de São Sebastião. Envolvem uma área verde considerada  pelos moradores como “pulmão ecológico local” por estar situada no meio da cidade.

Nessa etapa da reforma, estão inclusos a quadra poliesportiva, o Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e a construção de passeios em concreto. O investimento é de R$ 331 mil, resultante de compensação ambiental. Outras obras estão sendo planejadas para etapas seguintes da reforma.

Primeira etapa inclui quadra poliesportiva, Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e passeios em concreto | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, destaca o compromisso da autarquia ambiental com a comunidade local.

“Sabemos da importância de entregar esse parque com toda a melhoria para a população. Iniciamos parte da reforma até que o Plano de Manejo, que vai autorizar obras de construção, seja finalizado e se possa dar continuidade ao processo”, esclarece.

Limpeza

[Olho texto=””É uma grande alegria estar nessa parceria com o Brasília Ambiental empregando todos os esforços para colocar novamente aquele espaço de lazer, esporte, cultura e educação ambiental à disposição da comunidade” ” assinatura=”Alan José Valim Maia, administrador de São Sebastião” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em parceria do Brasília Ambiental com a Administração de São Sebastião, está sendo realizada a limpeza total do Parque do Bosque, ao mesmo tempo em que são executadas as melhorias.

“Uma ação conjunta no sentido de entregar a unidade de conservação estruturada e limpa para a comunidade”, ressalta o presidente do órgão ambiental, Cláudio Trinchão.

”É uma grande alegria estar nessa parceria com o Brasília Ambiental empregando todos os esforços para colocar novamente aquele espaço de lazer, esporte, cultura e educação ambiental à disposição da comunidade”, acrescenta o administrador de São Sebastião, Alan José Valim Maia.

Diversidade

O Parque do Bosque é rico em diversidade biológica, mesmo situado em meio a uma área urbana. Conta com uma área de 17.773 hectares, que já possui parquinho infantil, anfiteatro e coopervia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A unidade ambiental possui remanescentes de mata seca ou mata mesofítica e fitofisionomia rara em bom estado de conservação. Nessa mata podem ser encontradas diversas espécies do Cerrado, a exemplo de aroeira, amburana, chichá e carvoeiros, entre outras.

*Com informações do Brasília Ambiental