15/04/2021 às 17:04, atualizado em 15/04/2021 às 17:14

Monumento Natural Dom Bosco ganha mais acessibilidade

Intervenções para adaptação e sinalização ocorrem com recursos de compensação ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Monumento Natural Dom Bosco é um dos pontos mais visitados do DF e está passando por adaptações para se tornar mais acessível | Fotos: Divulgação/Ibram

O Instituto Brasília Ambiental está realizando intervenções no Monumento Natural Dom Bosco, no Lago Sul, que visam tornar o espaço ecológico mais acessível para pessoas portadoras de necessidades especiais. As realizações ocorrem com recursos de compensação ambiental do Condomínio Interlagos, somam R$ 273.451,70 e estão sendo executadas pela empresa TT Engenharia. As obras devem ser concluídas nos próximos 30 dias.

No conjunto das intervenções de acessibilidade constam sinalização visual nos degraus da escada ao lado da ermida, faixa táteis de alerta no chão em frente à escada, adaptação dos banheiros, escada de acesso ao palco do teatro ao ar livre com sinalização tátil de alerta, corrimão e sinalização visual no piso dos degraus e tátil de alerta na borda do palco,  faixas táteis nas bordas livres e cinco bebedouros industriais para portadores de necessidades especiais.

Piso tátil torna o anfiteatro mais acessível para pessoas com deficiência visual

A gestão do Brasília Ambiental enfatiza que a acessibilidade é uma das prioridades a serem implementadas nas Unidades de Conservação (UCs). Ela será provida dentro do programa Parque Acessível.

“O Monumento Natural Dom Bosco é um dos pontos mais visitados do DF, inclusive, por turistas, além dos visitantes locais. Portanto, provê-lo de condições de acessibilidade é prioridade para o Brasília Ambiental”, destaca a superintendente  de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto (Sucon), Rejane Pieratti.

Monumento Natural Dom Bosco

O Monumento Natural Dom Bosco ocupa uma área de 171,98 hectares, que mantém reservas nativas de Cerrado e está situada na Orla do Lago Paranoá, oferecendo uma paisagem exuberante.

O espaço ecológico tem trilhas, pistas para skate e bicicleta, pista de cooper, ciclovia, banheiros, anfiteatro , sede administrativa com sala para educação ambiental (Casa da Cerradania), Jardim do Patrimônio Ecológico do DF e estacionamento. Antes das restrições impostas pela pandemia do covid-19, o Dom Bosco recebia, em média, cinco mil visitantes por semana.

Ermida [Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Ermida Dom Bosco, a primeira obra de alvenaria construída na capital, é uma das principais atrações. A pequena capela, projetada por Oscar Niemeyer, homenageia o segundo padroeiro de Brasília, São João Bosco, que teria previsto, em sonho, a construção da cidade, ainda no Século XIX.

*Com informações do Brasília Ambiental