15/04/2021 às 15:13, atualizado em 15/04/2021 às 20:34

Principal via do Setor Noroeste é inaugurada

Governador Ibaneis Rocha entrega Avenida W9 depois de lutar na Justiça para a conclusão dos serviços. Investimento foi de R$ 3,3 milhões

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

“Sem dúvida nenhuma, a abertura da via W9 é a maior conquista do bairro desde que ele começou.” A fala de alívio de Antonio Custodio Neto, presidente da Associação dos Moradores do Noroeste (Amonor), traduz o sentimento dos mais de 18 mil residentes do bairro, que aguardavam há anos pela entrega da principal avenida daquele bairro. A via foi liberada nesta quinta-feira (15) em cerimônia bastante festejada.

[Numeralha titulo_grande=”” texto=”A obra inclui duas pistas com três faixas de 600 metros, cada, e a construção de bocas de lobo e meios-fios, além da sinalização e do plantio de grama e de centenas de mudas de ipês” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com a inauguração da obra, a população ganhou uma alternativa de tráfego, desafogando a sobrecarregada via W7. Foram investidos R$ 3,3 milhões na pavimentação e urbanização da W9, que tem uma extensão de 3,6 mil metros.

A obra iniciou em 2004 e precisou ser paralisada, aguardando uma conciliação entre os poderes públicos e comunidades indígenas, que ocupavam um trecho da área por onde a via passa. A atual gestão destravou o processo junto às autoridades competentes em 2019, e retomou os trabalhos para que eles fossem concluídos.

“Briguei muito para que isso aqui saísse do papel e cobrei muito, mas tenho hoje uma entrega que importa na vida de milhares de pessoas que acreditaram no projeto de um novo bairro, talvez um dos mais belos do Brasil”, disse o governador Ibaneis Rocha, ao lembrar dos esforços para que toda a infraestrutura do Noroeste seja implantada.

 

Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha assinou a implantação do sistema de iluminação pública na W9 e também na SQNW 306, dando continuidade aos serviços necessários ao bairro | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha assinou a implantação do sistema de iluminação pública na W9 e também na SQNW 306, dando continuidade aos serviços necessários ao bairro. “O Noroeste foi lançado com uma promessa para a população de que seria o bairro mais moderno e com obras de infraestrutura. Infelizmente, isso se arrastou por 15 anos e não acontecia. Agora, isso começa a acontecer, com a entrega da W9 e os projetos do Parque Burle Marx em andamento. Tenho certeza que a comunidade está muito alegre”, acrescentou o chefe do Executivo local.

Presidente da Agência de Desenvolvimento (Terracap), Izídio Santos endossou o discurso de Ibaneis Rocha. “Estamos entregando uma pendência histórica de 15 anos. Em breve, teremos toda essa pista iluminada e com semáforos, além de outras entregas”, assegurou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

À frente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável por executar a obra da via W9, Fernando Leite destacou o compromisso do governo em concluir os serviços. “Temos muitas e muitas obras essenciais para a população sendo feitas e que estavam na prateleira do esquecimento. Nós, da Novacap, tivemos o prazer de tocar essa obra da via W9.”

Para o morador do Noroeste e representante da associação do bairro, Antonio Custodio Neto, ver a via pavimentada e sinalizada é motivo de orgulho. “Sou o terceiro morador do bairro, então já passei por muita coisa aqui. Já pedimos coisas muito básicas como CEP, além de iluminação pública e drenagem virtual. Sem dúvida nenhuma, a abertura da via W9 é a maior conquista desde que o bairro começou há nove anos. É com emoção que a gente recebe uma obra desse tamanho. Esses 600 metros de asfalto que restavam ser abertos vão mudar a vida de mais de 18 mil moradores”, desabafa.