16/04/2021 às 15:32, atualizado em 16/04/2021 às 17:42

DF ganha o reforço de mais 500 policiais militares

Sétima turma do curso de formação da PMDF vestiu o fardamento pela primeira vez, dando sequência aos treinamentos

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Mais 500 policiais militares vão reforçar a segurança do Distrito Federal a partir do segundo semestre deste ano. Nesta sexta-feira (16), os alunos da sétima edição do Curso de Formação de Praças da PMDF (CFP VII) utilizaram pela primeira vez o fardamento da Polícia Militar, uma etapa importante antes que esses profissionais comecem a atuar nas ruas.

A cerimônia ocorreu no Complexo de Ensino da Polícia Militar (Cepom), em Taguatinga, com a presença do governador Ibaneis Rocha; do secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Ferreira; do comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos; entre outras autoridades.

Nos próximos meses, esses policiais vão dar sequência ao treinamento até a formação, que deve ocorrer em outubro. Com o curso finalizado, eles passam a integrar e reforçar o efetivo, que hoje é de aproximadamente 10,6 mil policiais.

GDF tem investido na compra de equipamentos e valorização dos policiais |Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“É com orgulho que compareço a essa passagem de rito, a mais essa fase do curso de formação. Estou do lado de vocês e das suas famílias, que também precisam ser amparadas”, disse o governador Ibaneis Rocha aos policiais durante a cerimônia. “É um trabalho que honra o cidadão do DF, que luta com inteligência. São pessoas preparadas que vão às ruas fazer abordagens dignas e honram a farda que vestem”, acrescentou o chefe do Executivo.

Valorização

Reconhecendo a importância da PMDF para a população, o GDF tem investido na compra de equipamentos e valorização dos policiais. Recentemente, 442 novas motos passaram integrar a frota do policiamento ostensivo militar. São modelos 250 cc, 800 cc e 850 cc, que custaram de aproximadamente R$ 15,3 milhões.

[Olho texto=”“É com orgulho que compareço a essa passagem de rito a mais essa fase do curso de formação. Estou do lado de vocês e das suas famílias, que também precisam ser amparadas”” assinatura=”Governador Ibaneis Roclha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além disso, foi finalizado o registro de preços e autorizada a compra de 44 viaturas descaracterizadas para uso em atividades de inteligência; 40 vans para transporte da tropa; além de duas motos aquáticas (jet-skis) e quatro lanchas. A PMDF também adquiriu 13 novos furgões, com um investimento de R$ 1,89 milhão. Há ainda a previsão de aquisição de novos capacetes automotivos, para reforçar a segurança dos batalhões.

A solenidade

Nesta sexta-feira (16), os alunos da sétima edição do Curso de Formação de Praças da PMDF (CFP VII) utilizaram o novo fardamento da Polícia Militar pela primeira vez. Eles entraram no pátio de Formaturas do Complexo de Ensino da Polícia Militar (Cepom), em Taguatinga, desfilaram e prestaram continência às autoridades.
A formatura não contou com presença de público externo como medida de segurança diante da pandemia do coronavírus (covid-19).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O uniforme é considerado um dos principais símbolos da Polícia Militar e carrega representações das tradições históricas, bem como os valores inerentes ao ofício do policial militar. Na visão da PMDF, envergar a farda é a expressão máxima do propósito de bem servir e proteger, incondicionalmente, a sociedade.

“Muito importante esse momento. Hoje é a entrega do uniforme e efetivamente a tropa vai integrar os quadros. E, a partir de então, vai poder estar nas ruas combatendo a criminalidade, ombreados com os demais homens da Polícia Militar e demais forças de segurança”, afirmou o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Ferreira. “É um grande reforço para a segurança do DF. São 500 policiais que vão combater o crime”, completou.

“É uma solenidade com um valor simbólico muito grande porque eles saem daquela parte inicial da formação e passam a ostentar o nosso uniforme operacional. E, a partir daí, já poderão ser colocados em atividades supervisionadas de ensino”, detalhou o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos.