16/04/2021 às 19:58, atualizado em 20/04/2021 às 14:26

Primeiros socorros a pessoas engasgadas ao alcance de todos

Em 2020, os Bombeiros atenderam 686 ocorrências. No 1º trimestre de 2021, foram 169. Os casos mais comuns são em bebês e crianças

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Dois vídeos do Corpo de Bombeiros do DF, disponíveis no YouTube, ensinam as técnicas para desengasgar adultos e crianças | Foto: Divulgação/SSP

Você saberia como socorrer um bebê engasgado? E se fosse um adulto? O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) decidiu ensinar as técnicas para o desengasgo pela internet. O Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar (Gaeph) da corporação gravou dois vídeos de primeiros socorros que orientam como prestar assistência nesses casos.

Os vídeos com as instruções estão disponíveis no canal do Gaeph no YouTube. Eles foram postados na última terça-feira (6) e já acumulam mais de cem visualizações. Em 2020, os Bombeiros atenderam 686 ocorrências de engasgamento. No primeiro trimestre de 2021, foram 169 chamados.

Bebês

O vídeo que mais faz sucesso é o dos bebês, cujo objetivo é ajudar as próprias mães a prestarem atendimento de emergência imediata, aumentando as chances de desobstrução das vias aéreas e o retorno da normalidade da respiração, sem sequelas.

Recém-nascidos podem se engasgar com leite materno durante a amamentação ou quando têm refluxo. Bebês e crianças maiores podem levar pequenos objetos à boca ou se sufocar até com algum alimento. “O engasgo é uma asfixia mecânica que, se não for revertida rapidamente, pode levar a uma parada respiratória e, consequentemente, à morte”, afirma o 3º sargento Tiago Bandeira, socorrista do CBMDF.

Confira o vídeo:

Atendimentos de emergência

Mas, com calma e um treinamento rápido, é possível prestar assistência ao bebê e também ao adulto que se engasgou. É importante, porém, acionar com rapidez o serviço de emergência pelo 192 ou 193. “Todos os bombeiros da central que atenderem ao chamado são capacitados a dar as orientações de como proceder enquanto o socorro não chega”, afirma a aspirante a oficial Luciana Madeira, subchefe da Seção de Ensino, Doutrina e Instrução do Gaeph.

É importante usar os números de emergência 192 e 193

O Grupamento também dá treinamentos constantes para a Polícia Militar, pois as mães costumam levar os filhos engasgados para o quartel mais próximo. A gravação dos vídeos, feita em parceria com o Centro Universitário Unieuro, foi uma forma de atender demanda da Secretaria de Saúde de acordo com a Lei Distrital nº 6.355/ 2019, que prevê a obrigatoriedade da inclusão do Curso de Manobras de Heimlich no pré-natal das gestantes da rede hospitalar pública e privada no Distrito Federal.

Os vídeos também estão disponíveis na Plataforma da Escola de Aperfeiçoamento do SUS para que as gestantes e mães saibam como agir nesses casos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O projeto, no entanto, fez tanto sucesso que o Corpo de Bombeiros pensa em gravar mais vídeos, desta vez ensinando a fazer massagem cardíaca que, em casos de parada cardiorrespiratória, deve ser feita imediatamente.