19/04/2021 às 21:21, atualizado em 19/04/2021 às 22:10

Confira como foi o último dia da 1ª Semana Inspire um Jovem

A palestra de encerramento foi nesta segunda (19), ministrada por Pedro Fernandes, CEO do Grupo Beiramar

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O deputado Rodrigo Delmasso parabenizou a iniciativa: “Os Centros de Juventude têm feito um trabalho fantástico de resgate da identidade e da autoestima dos jovens” | Foto: Reprodução/Sejuv

Conduzido por Raquel Magalhães, professora do curso profissionalizante de Empreendedorismo Digital  promovido pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv-DF) por meio do Centro de Juventude (CJ), o encerramento contou com a participação de Kedson Rocha, secretário de Juventude do DF, deputado Delmasso, vice-presidente da CLDF, Regina Cavalcante, coordenadora de projetos da agência de transformação social Iecap, Renata Oliveira, presidente do Iecap, além dos professores e coordenadores dos CJs.

[Olho texto=”“Foi uma semana muito rica e que reforça o compromisso da Sejuv de promover espaço de fala, aprendizado e dignidade para a juventude do Distrito Federal” assinatura=”Kedson Rocha, secretário de Juventude do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Antes de mais nada eu queria agradecer e parabenizar a todos os jovens que se dedicaram a aprender com grandes nomes do empreendedorismo do Brasil que estiveram conosco na 1ª Semana Inspire um Jovem dos Centros de Juventude. Foi uma semana muito rica e que reforça o compromisso da Sejuv de promover espaço de fala, aprendizado e dignidade para a juventude do Distrito Federal. Quero deixar registrada minha gratidão a todos os empresários que se dispuseram a estar aqui, à professora Raquel pela brilhante condução do evento e a toda nossa equipe dos Centros de Juventude pelo fantástico trabalho que vem realizando em prol dos nossos jovens”, declarou o secretário de Juventude dando boas-vindas a todos.

Na sequência, Pedro Fernandes, CEO do Grupo Beiramar, deu início à sua palestra, falando aos jovens sobre não se conformarem com as situações. “Eu me considero um eterno inconformado, no sentido de querer sempre evoluir, mudar e estar aberto a novas oportunidades. Não se conforme com as situações OK, queiram sempre o melhor”, declarou.

Pedro compartilhou a história da fundação da Beiramar contando como seu pai, Alberto Fernandes, saiu do interior do Maranhão e veio para Brasília em busca do sonho de uma vida melhor. “Até fundar a Beiramar em 1981, em Taguatinga, meu pai tentou empreender de várias maneiras e não deu certo. Mas ele não desistiu. Então, jovem, não desista no primeiro obstáculo”.

[Olho texto=”Estudem sobre aquilo a que desejam se dedicar, isso é fundamental” assinatura=”Pedro Fernandes, CEO do Grupo Beiramar” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Experiência pessoal

Pedro contou ainda que sempre teve o desejo de trabalhar com o pai, e que, inclusive, na infância passou boa parte das férias indo para a empresa para aprender, até que aos dezessete anos decidiu conversar com seu pai. “Quando eu procurei o meu pai para dizer que eu queria trabalhar na empresa, aprendi uma das lições mais valiosas que compartilho aqui com vocês hoje, que foi a importância das minhas escolhas. Descubram a vocação de vocês. Aquilo para que são melhores e o que move os seus corações. Se fizerem isso, provavelmente serão bem-sucedidos. Estudem sobre aquilo a que desejam se dedicar, isso é fundamental. Eu decidi entender, por meio de testes vocacionais e conversas com outros profissionais que trabalhavam com aquilo que eu me interessava para que a minha decisão pudesse ser assertiva e, só então fiz a escolha por cursar Administração no período noturno, para durante o dia me dedicar ao trabalho na empresa, com o meu pai”, pontuou.

[Olho texto=”Os Centros de Juventude têm feito um trabalho fantástico de resgate da identidade e da autoestima dos jovens”” assinatura=”Deputado Delmasso, vice-presidente da CLDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Renata Oliveira, presidente do Iecap,  demonstrou alegria em ver o número de jovens que participaram do projeto durante toda a semana e agradeceu a presença do convidado. “Eu estava com muita expectativa pela sua participação, Pedro, e fui surpreendida com todo o conteúdo que você compartilhou conosco. Quero te agradecer por doar o seu tempo, dividindo o seu aprendizado e experiência com os nossos jovens. Quero agradecer, também, à equipe do Iecap, à Secretaria de Juventude e ao deputado Delmasso por todo apoio e prestígio dado a essa semana”, finalizou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por fim, o deputado Rodrigo Delmasso parabenizou a pasta pela iniciativa e deixou uma palavra de inspiração para os presentes. “Eu quero parabenizar mais uma vez a Sejuv e os Centros de Juventude por verdadeiramente acreditarem e investirem nos jovens, essa semana é um claro reflexo disso. E nesse mundo tão polarizado que estamos vivendo, vocês estão indo na contramão do discurso de ódio e dessa divisão tão tóxica. Os Centros de Juventude têm feito um trabalho fantástico de resgate da identidade e da autoestima dos jovens”, declarou.

*Com informações da Sejuv