19/04/2021 às 21:07, atualizado em 20/04/2021 às 11:52

Revista das Cidades Ibero-americanas traz texto de Ibaneis

A mais recente edição publicou relatos dos governadores e prefeitos das cidades-membros da rede sobre o combate à pandemia da covid-19

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

| Imagem: Reprodução

Participação do governador na publicação da rede de cidades | Imagem: Reprodução

[Olho texto=”“Reorientando de imediato nossos esforços, estabelecemos como máxima prioridade a contenção do vírus e agimos com assertividade para enfrentar os impactos sanitários e econômicos resultantes da atual crise” ” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A mais recente edição da Revista Cidades Ibero-Americanas trouxe relatos dos governadores e prefeitos das cidades-membros da rede sobre o combate à pandemia da covid-19. Entre eles, consta o do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O texto está disponível para visualização e download no site da publicação.

“O desafio imposto pelo novo coronavírus resultou em drástica alteração nesses planos (comemoração do aniversário da cidade). Reorientando de imediato nossos esforços, estabelecemos como máxima prioridade a contenção do vírus e agimos com assertividade para enfrentar os impactos sanitários e econômicos resultantes da atual crise”, afirmou Ibaneis no texto publicado na última edição da revista.

O relato brasiliense traz um resumo e fotos das principais medidas tomadas pelo GDF nas frentes de atuação do governo, começando com as ações emergenciais de saúde, educação e assistência social, como as aulas remotas, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a construção de hospitais de campanha.

Visibilidade no cenário internacional

A participação do DF nas redes de cidades, especialmente com uma maior quantidade de encontros virtuais, traz visibilidade às boas práticas locais e posiciona a capital no cenário internacional.

[Olho texto=”“Por conta das chamadas de financiamento de projetos, da participação em editais de premiações internacionais e o contato constante com a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) , é criado um ambiente de troca constante, que é o objetivo da rede”” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, “por conta das chamadas de financiamento de projetos, da participação em editais de premiações internacionais e o contato constante com a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) , é criado um ambiente de troca constante, que é o objetivo da rede”.

Agenda 30

Vale lembrar que UCCI também tem como norteadora de suas ações a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Os editais, convocatórias e encontros sempre estão alinhados e voltados para resultados que colaborem para o desenvolvimento sustentável das cidades-membros.

A secretária geral da UCCI, Almudena Maíllo, lembrou que os efeitos da pandemia foram sentidos localmente primeiro e que o momento é histórico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Desde os primeiros meses da pandemia, nos propusemos a reforçar nossas ações virtuais, com a força dos valores históricos da UCCI: solidariedade, união, trabalho conjunto e troca de experiências, e foi isso que fizemos, por meio da tecnologia e inovação com uma página web moderna e de fácil acesso (…), com plataformas de intercâmbio virtual e com uma nova estratégia de comunicação”, afirmou.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais