20/04/2021 às 10:44, atualizado em 20/04/2021 às 11:33

Quinze novos contêineres de lixo em toda a Fercal

Depósitos de resíduos foram adquiridos pela administração e instalados pelo GDF Presente. Cinco quilômetros de estradas rurais também foram nivelados

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Na região do Bananal, por exemplo, onde residem cerca de 650 famílias, já foram colocados cinco novos depósitos | Foto: Divulgação GDF Presente

De olho para melhorar a coleta de lixo, a Administração Regional da Fercal tem feito um trabalho essencial para auxiliar a população no descarte correto de resíduos. A aquisição de 15 contêineres de ferro – para que a população da região deposite seu lixo de forma organizada – faz parte desse investimento. E a equipe do GDF Presente se encarregou de construir baias de cimento para abrigar as caçambas.

Os contêineres, comprados por cerca de R$ 42 mil, são resultado de uma emenda do deputado distrital Robério Negreiros. E, desde a última semana, estão sendo instalados nas comunidades do Bananal e Bela Vista, usando a mão-de-obra de operários do Polo Norte do programa e de reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

Segundo o administrador da cidade, Fernando Gustavo Silva, este é um investimento que traz benefícios para o morador e auxilia o trabalho do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

“A gente percebia que muita gente descartava o lixo nas esquinas e em outros locais inadequados. E não raro ele era revirado por animais”, explica. “Com esses equipamentos, agora teremos o descarte correto”, acredita. No Bananal, por exemplo, onde residem cerca de 650 famílias, já foram colocados cinco novos depósitos.

Nivelamento de estradas de terra

O GDF Presente trabalhou também na manutenção das estradas rurais na Fercal. A comunidade do Catingueiro teve a via que dá acesso à escola reformada com o uso de expurgo de brita. O material é essencial para a compactação do solo. Já no Bananal, as máquinas recuperaram cerca de 5 km de vias não-pavimentadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre elas, a que passa bem próximo à residência da faxineira Vera Marques, 59. “Era só chover que estragava a pista. Então, é importante esse serviço do governo para deixá-las arrumadas. Aqui passa muita gente a pé, de carro, de bicicletas…”, observa a moradora. Cerca de 180 toneladas de matéria-prima foram empregadas neste trecho.

Vias rurais nas regiões do Catingueiro e Bananal receberam manutenção nas vias rurais | Foto: Divulgação GDF Presente

“A Fercal é uma região administrativa diferente, com vários núcleos urbanos e uma grande extensão de estradas de terra. O trabalho de arrumar vias é recorrente, mas também estamos facilitando a chegada de serviços públicos essenciais na localidade”, explica o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves. A administração local recebeu ajuda da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) na ação.