21/04/2021 às 16:21

Reunião trata do setor agrário nos próximos 20 anos

Produtores e gestores planejam o desenvolvimento rural sustentável para o Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Foi realizada nesta terça-feira (20), a primeira reunião para tratar do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (PDRS/DF). Participaram da elaboração do Plano 21, instituições do poder público e representantes dos produtores.

O PDRS será coordenado pela Secretaria de Agricultura e vai construir estratégias de união de esforços para planejar o setor agropecuário do DF, no período dos próximos 20 anos. A ideia é estabelecer eixos de desenvolvimento sustentável da agropecuária local, oferecendo condições para que a população do campo planeje suas atividades.

[Olho texto=”Estou muito confiante que deixaremos para o Governo do Distrito Federal um projeto confiável”” assinatura=”Candido Teles, secretário de Agricultura” esquerda_direita_centro=”direita”]

Longo prazo

O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou que esse é um projeto de longo prazo e que precisa do envolvimento de todos. “A Seagri não é a dona do projeto, nós apenas estamos coordenando, ele é de todos nós. Vamos apresentar algo muito bom que irá trazer segurança para o homem do campo. Estou muito confiante que deixaremos para o Governo do Distrito Federal um projeto confiável”, afirmou.

Segundo o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, a Secretaria deu mais um passo importante rumo a construção do PDRS. “Participam dessa articulação 21, instituições do Governo do Distrito Federal, do Governo Federal e organizações dos agricultores, liderados pela Secretaria da Agricultura. Nessa reunião, nós começamos a construção das estratégias, das diretrizes que esse plano vai ter, ouvindo sempre as instituições e a sociedade”, explicou.

O presidente da Federação da Agricultura do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, colocou a equipe da entidade à disposição para ajudar no que for preciso. “Temos que fazer um plano de Estado e não de Governo”, ressaltou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a reunião, foi apresentado aos participantes, o projeto que prevê como será trabalhada a implementação do plano, juntamente com o calendário das reuniões. O objetivo é que, com a colaboração de todos, o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal  possa ser entregue nas mãos do governador Ibaneis Rocha no início de agosto.

*Com informações da Secretaria de Agricultura