22/04/2021 às 15:53

Prorrogadas inscrições da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Até 20 de maio ainda é possível se inscrever para participar da edição deste ano, que vai valorizar relatos práticos das aulas on-line

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

As inscrições para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até 20 de maio. O concurso abordará o processo de aprendizagem no ensino remoto. Destinada a estudantes e professores das escolas públicas brasileiras, a Olimpíada aceita inscrições exclusivamente pela internet. Elas são gratuitas e podem ser feitas diretamente no Portal Escrevendo o Futuro.

[Olho texto=”A edição procurará relatos de inovações em meio às aulas remotas. Os relatos poderão ser apresentados em vários formatos, como fotografias, vídeos, áudios e textos. Será uma oportunidade de mostrar como ocorre a relação professor-estudante durante o trabalho pedagógico realizado no dia a dia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Diferentemente das edições anteriores, a competição deste ano visa acompanhar e valorizar a prática, com registros dos processos de ensino e aprendizagem de professores e estudantes na produção de texto em um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

Categorias

O professor poderá se inscrever em uma ou mais categorias, de acordo com os anos escolares em que leciona. Em uma mesma unidade poderão se inscrever quantos professores desejarem.

A edição procurará relatos de inovações em meio às aulas remotas. Os relatos poderão ser apresentados em vários formatos, como fotografias, vídeos, áudios e textos. Será uma oportunidade de mostrar como ocorre a relação professor-estudante durante o trabalho pedagógico realizado no dia a dia.

A 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa traz a possibilidade da criação de conteúdos multimídia como ferramenta para compartilhar momentos importantes vivenciados nas salas de aula. Ainda envolve a produção de um Álbum da Turma, que pode ser por meio de fotografias, vídeos, áudios, storyboards, trailers e memes, entre outros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A competição também possibilitará aos professores participarem de cursos on-line oferecidos pelo programa Escrevendo o Futuro, que é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Saiba mais:

Tutorial para as inscrições;

Para entender melhor como será a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa;

Dúvidas mais comuns.

 

*Com informações da Secretaria de Educação