22/04/2021 às 10:00, atualizado em 22/04/2021 às 12:23

Servidoras criam o Cantinho da Superação da Covid no Hran

O objetivo é acolher os pacientes que estão recebendo alta médica e registrar o momento

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Jardon

O Cantinho da Superação da Covid humanizou o ambiente e serve para os pacientes registrarem o momento de felicidade com uma foto no local | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Com o objetivo de humanizar ainda mais o setor em que trabalha, tendo em vista o atual momento de sofrimento por conta da pandemia de covid-19, a supervisora de Enfermagem do 4º andar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Maria Aparecida Benta e a enfermeira assistencial Ducemira Maria da Silva decidiram criar o Cantinho da Superação da Covid.

Um local montado para acolher os pacientes que estão recebendo alta médica, com um painel, flores e duas urnas, uma em que há corações de papel em branco que devem ser preenchidos com o nome, data de nascimento, e data da alta hospitalar. Após preencher o coração, o paciente o deposita em uma outra urna, que armazenará o nome de cada paciente recuperado do novo coronavírus.

“Nosso objetivo é mostrar aos pacientes que eles também são queridos por nós, que não só meros pacientes. Queremos que eles saibam que eles têm importância para nós e que ficamos felizes em saber que eles estão saindo do hospital bem, recuperados”, destaca Maria Aparecida Benta, uma das idealizadoras do Cantinho.

De acordo com a profissional, é de extrema importância humanizar o ambiente não só para os servidores, mas também para os pacientes, pois todos lá são seres humanos, pessoas amadas e que são queridas por nós.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Queremos doar esse carinho, pois estamos em um momento em que todo mundo fica muito afastado da família, principalmente os pacientes. Por isso, depois deles deixarem os nomes nos corações, damos um kit com máscaras e um panfleto informativo com orientações sobre a prevenção da covid”, informa.

Segundo a supervisora, o objetivo futuramente é contabilizar a quantidade de pacientes recuperados que passaram pelos cuidados da equipe. Maria Aparecida destaca que o Cantinho da Superação da Covid humanizou o ambiente e serve para os pacientes registrarem o momento de felicidade com uma foto no local.

* Com informações da Secretaria de Saúde