23/04/2021 às 19:30, atualizado em 23/04/2021 às 22:20

Um trato especial nas praças, escolas e quadras do Guará

Cinco pontos passaram por manutenção, reforço de capina e limpeza. Mais de mil toneladas de entulho foram recolhidas na cidade

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Ações contaram com a participação de vários órgãos em busca de melhorar os espaços públicos da região administrativa | Foto: GDF Presente

O GDF Presente concentrou as equipes, maquinários e materiais no Guará, nesta semana. Os trabalhos foram realizados nas quadras residenciais, praças e escolas, trazendo melhoria nos equipamentos públicos e satisfação para a comunidade local.

[Numeralha titulo_grande=”13,6 mil toneladas ” texto=”de massa asfáltica foram usadas no Guará” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O mutirão contou com equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Administração do Guará e dos servidores do Polo Central do programa. Em cinco dias, foram utilizadas 13,6 mil toneladas de massa asfáltica e recolhidas mil toneladas de entulhos e inservíveis.

As praças da cidade receberam cuidados com melhorias do espaço para o lazer dos moradores. A praça da QI 07, nas imediações do Setor Bancário, recebeu também um trato especial. As equipes realizaram a capina de uma área de 1.500 m² e a roçagem de 1.200 m², além da limpeza do parquinho.

Na praça da QE 26, o GDF Presente consertou todo o alambrado, que estava bastante danificado. Já na praça da QE 17 foi feita a manutenção do portão que dá acesso ao parquinho.

[Olho texto=” No setor Lúcio Costa e na QE 38, onde será instalado um parque, a limpeza da área verde recolheu 2,3 toneladas de galhos e entulhos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Placa sobre pets

Na praça da QE 2 foi instalada uma placa chamando a atenção de moradores que passeiam com seus pets para a importância de se recolher as fezes dos animais.

A limpeza foi grande também na praça das quadras QI 10 e 11. Nesse local foi realizada a roçagem e capina do mato.

Na QE nº 38, o foco foi a Escola Classe n° 7. O trabalho foi centralizado na quadra poliesportiva, que foi limpa, pintada e recebeu novas linhas de demarcação.

O mutirão para a recuperação e manutenção de equipamentos públicos no Guará incluiu também o Salão Comunitário, localizado na QE 42. Foram reparados e consertados vasos e pias nos banheiros, garantindo, assim, boas condições de uso desses espaços.

No setor Lúcio Costa e na QE 38, a limpeza da área verde possibilitou o recolhimento de 2,3 toneladas de galhos e entulhos. “Essa é uma área que ficou esquecida por muito tempo, mas que vai abrigar um parque futuramente. O trabalho está na fase de limpeza do matagal e retirada dos entulhos e inservíveis”, explicou Luciano Dantas, coordenador do Polo Central, responsável pelas obras Guará, Cruzeiro, Sudoeste e Estrutural.

[Olho texto=”“O GDF Presente é um programa fundamental na celeridade do atendimento ao cidadão” ” assinatura=”Luciane Quintana, administradora do Guará” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Tapa-buracos

O GDF Presente também realizou a operação tapa-buracos no conjunto Q, da QI 09 e no conjunto F, da QI 11, locais em que os buracos e falhas no pavimento dificultavam a circulação com segurança de motoristas ou pedestres. “Utilizamos 2.950 toneladas de massa asfáltica nesse trabalho”, disse Luciano Dantas.

Satisfeita com as ruas mais limpas, Simone Vaz de Holanda, assessora do Lions Clube do Guará, considera que o GDF Presente está fazendo um bom trabalho na cidade. “A comunidade é muito grande e o Guará cresce muito rapidamente. Brevemente teremos as quadras 50, e a cidade vai crescer ainda mais”, comentou.

A administradora do Guará, Luciane Quintana, ficou satisfeita com as ações realizadas na cidade. “O GDF Presente é um programa fundamental na celeridade do atendimento ao cidadão”, enfatizou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Luciane Quintana reforçou a importância do trabalho realizado pelo Polo Central e o comprometimento do seu coordenador, Luciano Dantas, com a cidade. “O Polo Central é um grande facilitador, com o reforço de mão de obra e maquinário. Somos gratos pela parceria e o apoio incondicional do nosso governador Ibaneis Rocha, secretário José Humberto e do Luciano coordenador do Polo, responsável pela cidade”, explica a administradora.