27/04/2021 às 11:25, atualizado em 27/04/2021 às 12:13

Sistema de bikes compartilhadas em fase de testes

Estação de amostra foi montada no pátio do edifício anexo ao Palácio do Buriti

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Os equipamentos estão expostos ao público, mas os testes serão realizados apenas por técnicos da Semob | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O processo de chamamento público para instalação do Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas do Distrito Federal cumpre mais uma etapa nesta semana.

A estação de amostra dos equipamentos foi montada no pátio do anexo do Palácio do Buriti e ficará sob avaliação dos técnicos da Secretaria de Transporte e Mobilidade. O secretário Valter Casimiro abrirá a fase de testes das bicicletas nesta terça-feira, às 15 horas.

A estação e as bicicletas serão testadas ao longo da semana para validar os equipamentos apresentados pela Tembici, empresa escolhida para a parceria com o GDF.

A amostra conta com uma plataforma e cinco bicicletas. Os equipamentos estão expostos ao público, mas os testes serão realizados apenas por técnicos da Semob, por meio de acessos programados antecipadamente pela operadora. O aplicativo de acesso dos usuários aos equipamentos também está sendo finalizado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Após a aprovação dos equipamentos, será realizada a assinatura do contrato. A partir daí, a empresa terá 75 dias para colocar o sistema em operação. O sistema será uma alternativa de transporte e mobilidade para a população.

De início serão implantadas 70 estações com oferta de 500 bicicletas. De acordo com a proposta aprovada, inicialmente as bicicletas compartilhadas ficarão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.

* Com informações da Semob