27/04/2021 às 17:54

Turismo em Ação chega a Sobradinho

Programa da Setur vai inaugurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e criar o Conselho Regional do Turismo Sustentável da cidade

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Região administrativa localizada a 22 quilômetros do centro da capital, Sobradinho tem opções de turismo rural, de aventura e gastronômico. Para aperfeiçoar a conexão do turista que visita Brasília com a chamada cidade-arte, além de estimular iniciativas para impulsionar o setor, a Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) faz, nesta quarta-feira (28), o Turismo em Ação.

De forma pioneira e itinerante, desde o início de abril, a Setur-DF tem levado às regiões administrativas representantes de todas as subsecretarias e coordenações da pasta para realização de um trabalho integrado com as administrações regionais e lideranças locais | Foto: Divulgação Setur-DF

A quarta edição do programa será marcada pela inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e pela criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável de Sobradinho.

[Numeralha titulo_grande=”” texto=”O CAT de Sobradinho seguirá os padrões dos outros CATs existentes na capital, com atendimento todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De forma pioneira e itinerante, desde o início de abril, a Setur-DF tem levado às regiões administrativas representantes de todas as subsecretarias e coordenações da pasta para realização de um trabalho integrado com as administrações regionais e lideranças locais. Objetivo é evidenciar as vocações de cada cidade por meio de mapeamento, diagnósticos e estruturação de ações.

 “O DF possui um imenso acervo de riquezas naturais, históricas e culturais guardados em torno da capital. Desde parques ecológicos, feiras populares, monumentos, praças, a outras agradáveis surpresas que representam as tradições e histórias dessas regiões. Uma das missões da Setur-DF é justamente estruturar e qualificar esses destinos. No programa Turismo em Ação revelamos não só os atrativos, mas a capacidade de geração de emprego do setor dentro da cidade. É o novo olhar do turismo que o nosso governo tem, como nenhum outro”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

[Olho texto=”“Estamos entre as cidades com a melhor qualidade de vida e queremos aliar isso ao crescimento econômico. Os investimentos que estão sendo feitos pelo GDF no setor serão fundamentais para a geração de empregos e renda”” assinatura=”administrador regional Eufrásio Pereira da Silva” esquerda_direita_centro=”direita”]

A inauguração do CAT Sobradinho dará início a uma série de agendas públicas e visitas técnicas. Localizado na administração regional da cidade, o novo espaço seguirá os padrões dos outros CATs existentes na capital, com atendimento todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h.

Para o administrador regional Eufrásio Pereira da Silva, a criação de um CAT é um desejo da cidade que se prepara para ser um polo de desenvolvimento no DF. “Estamos entre as cidades com a melhor qualidade de vida e queremos aliar isso ao crescimento econômico. Os investimentos que estão sendo feitos pelo GDF no setor serão fundamentais para a geração de empregos e renda. E o CAT, além de atrair mais turistas, vai contribuir para o trabalho de todos aqueles que trabalham para o desenvolvimento do turismo na cidade”, disse.

A segunda parada do Turismo em Ação será no Parque Ecológico dos Jequitibás, ponto de encontro tradicional e muito querido pelos moradores de Sobradinho. Visitas técnicas serão realizadas com objetivo de conhecer potenciais do parque, que conta com 11 hectares e oferece ao público trilha ecológica, anfiteatro, pista de skate, parquinho infantil e teatro de arena para apresentações culturais, além de atribuições ecológicas.

Fomento ao turismo rural

A segunda parada do Turismo em Ação será no Parque Ecológico dos Jequitibás, ponto de encontro tradicional e muito querido pelos moradores de Sobradinho | Foto: Divulgação Setur-DF

A Setur-DF também realizará visitas técnicas a pontos turísticos e a propriedades que fazem do turismo rural uma alternativa econômica e de desenvolvimento social, como o Rancho Canabrava, a Chácara AAVESTRUK e o restaurante Trem da Serra, considerado um pedacinho da roça no alto do Cerrado.

Em Sobradinho, a Setur-DF já desenvolveu a Rota do Cavalo, que visa estimular o potencial turístico do núcleo rural da região. O local abriga haras, ranchos, restaurantes com comidas típicas, lojas de artesanato, fazendas, centros de hipismo distribuídos ao longo da DF-440. “A Rota do Cavalo possui uma enorme vocação turística que eleva o patamar da nossa oferta no segmento rural e pretendemos potencializar a região para se tornar o maior polo de Turismo Rural do DF”, afirma a secretária de Turismo do DF.

A proposta é continuar impulsionando ainda mais esse segmento turístico no DF. Levantamento divulgado pelo Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur) aponta que o turismo rural já teve aumento de 50% nos últimos meses na capital e a expectativa é de um crescimento ainda maior em 2021, uma vez que a procura por esse tipo de turismo, que envolve o contato com a natureza, saúde e bem-estar, é uma tendência global.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Turismo em Ação para estimular o setor na região está o acesso a serviços de fomento como os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que estabeleceu uma linha de crédito histórica junto ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo.

[Numeralha titulo_grande=”” texto=”Serão entregues 22 primeiras vias e renovações da Carteira Nacional do Artesão. Em Sobradinho, 432 profissionais são credenciados” esquerda_direita_centro=”direita”]

O principal objetivo é injetar dinheiro em empreendimentos do setor e incorporá-los no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur. A inscrição garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados como incentivo a participar de programas e projetos do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, além de apoio em eventos, feiras e ações.

Carteira Nacional do Artesão

Na ocasião também serão entregues 22 primeiras vias e renovações da Carteira Nacional do Artesão. Em Sobradinho, 432 profissionais são credenciados. O documento habilita o artesão para trabalhar legalmente em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais.

“Entre 2019 e 2020, emitimos 1.466 novas carteiras e renovamos 725 em todo o DF, mas queremos muito mais em 2021. Fizemos um trabalho de reestruturação do artesanato, abrimos lojas em shopping para expor produtos, o que impulsionou vendas e poder econômico de milhares de famílias”, destaca Vanessa Mendonça.

Conselho do Turismo

A criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável da Região Administrativa de Sobradinho será discutida em reunião com representantes da sociedade civil, empresários e representantes do governo. O conselho, quando instituído por decreto, terá papel de desenvolver ações de conscientização turística e ambiental, contribuir para a formação e capacitação de profissionais que atuam no setor turístico, bem como intervir para captação de investimentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A atividade turística deve ser vista como um vetor econômico pela vocação que as cidades do DF têm para atrair investimentos e gerar emprego e renda. São mais de 50 atividades que o segmento abarca. O turismo tem o poder, como poucos segmentos da economia, de resolver o problema do desemprego de maneira criativa”, ressalta a secretária de Turismo.

Parceiro do programa, o deputado distrital João Cardoso acompanhará a secretária Vanessa Mendonça em agendas públicas na cidade. Para o parlamentar, o Turismo em Ação irá promover ações de estruturação e qualificação do turismo na região serrana.

“Sobradinho é uma cidade singular, com espaços planejados, inclusive para promoção da cultura e turismo local, como a Rota do Cavalo; restaurantes do circuito do turismo rural e o famoso Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, que é de desejo de todos que receba investimentos para geração de emprego e fomento da economia local”, avalia Cardoso.

* Com informações da Setur-DF