28/04/2021 às 11:43, atualizado em 28/04/2021 às 13:59

Começa a obra da primeira escola técnica do Paranoá

Investimento é de R$ 12,3 milhões e vai gerar 70 empregos

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

[Numeralha titulo_grande=”” texto=”Cerca de 1,2 mil alunos terão um espaço com doze salas de aula, laboratório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, entre outros” esquerda_direita_centro=”direita”]

No último ano do ensino médio, Ana Beatriz Guedes, 17 anos, já pensa quais serão os próximos passos para garantir seu futuro. Um deles é em qual curso pretende se formar.

Com a notícia de que a primeira escola técnica do Paranoá começou a ser construída – em um espaço de mais 5.557,39 metros quadrados – , a jovem pretende investir na área de estética. 

“Atualmente, vejo que o mercado de trabalho exige experiência. Então, fazendo um curso técnico, acredito que tenho mais chances de conseguir um emprego”, comenta Ana Beatriz. “Estou muito feliz em saber dessa nova escola técnica. Os jovens da cidade vão valorizar muito porque muitos buscam se aperfeiçoar no ramo que desejam, mas as unidades de ensino cobram muito caro pelos cursos”, afirma.  

[Olho texto=”“O que é muito importante para melhorar o futuro dos nossos jovens. É dessa forma que trabalhamos, com o objetivo de não deixar nenhum estudante para trás”” assinatura=”secretário de Educação, Leandro Cruz” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cerca de 1,2 mil alunos terão um espaço com doze salas de aula, laboratório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, entre outros. O investimento é de R$ 12,3 milhões, oriundos da Secretaria de Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vai gerar 70 oportunidades de emprego.  

O secretário de Educação, Leandro Cruz, ressalta que uma escola técnica no Paranoá promove a chance de estudo para o mercado de trabalho.

“O que é muito importante para melhorar o futuro dos nossos jovens. É dessa forma que trabalhamos, com o objetivo de não deixar nenhum estudante para trás”, reforça o titular da pasta.

Para o secretário-executivo de Educação, Fábio Sousa, a primeira unidade técnica na região é uma conquista para toda cidade. “Estamos empenhados no futuro dos jovens, não só na educação básica, mas que eles estejam nas escolas regulares, pensando que os cursos técnicos podem ser a continuidade do estudo ou até mesmo a alavanca para o início da carreira profissional”, afirma.

Estrutura

A empresa responsável pela obra, Alcance Engenharia e Construção Ltda, terá o prazo de 480 dias – 16 meses – para finalizar os serviços | Foto: Ascom Paranoá  

A escola técnica está sendo construída na quadra 01, conjunto A, área especial 1. O prédio segue padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No projeto há depósito de materiais, secretaria, recepção, sala dos professores e de coordenação, diretoria, refeitório e vestiários. A empresa responsável pela obra, Alcance Engenharia e Construção Ltda, terá o prazo de 480 dias – 16 meses – para finalizar os serviços.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Sérgio Damasceno, administrador do Paranoá, salienta a importância da unidade educacional para os jovens da cidade. “A maioria deles auxilia na renda familiar. Então, ao terminarem o ensino médio, eles terão mais uma formação para entrar no mercado de trabalho e custear um ensino superior”, explica.  

A definição de cursos deve ser feita pela Coordenação Regional de Ensino junto à Secretaria de Educação por meio de audiências públicas e consultas com a comunidade.

A rede pública de ensino do Distrito Federal já conta com 13 unidades escolares que ofertam educação profissional e tecnológica em funcionamento, entre elas, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Brazlândia, inaugurado em janeiro deste ano.