28/04/2021 às 18:20, atualizado em 28/04/2021 às 18:22

Mais de 4,8 mil servidores recebem pagamento pelo TPD

Ao todo, a Secretaria de Saúde vai pagar R$ 7,6 milhões pelos serviços extras prestados no mês de fevereiro

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Secretaria de Saúde fará, na noite desta quarta-feira (28), o pagamento aos 4.830 servidores que fizeram o Trabalho por Período Definido (TPD) no mês de fevereiro. De acordo com a subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), o valor encaminhado para crédito em conta bancária é de R$ 7.666.878, 05.

[Olho texto=”“A melhor forma de reconhecer e valorizar o maior patrimônio da Secretaria, que são os seus servidores, é fazer o pagamento como determina a lei”” assinatura=”Silene Almeida, subsecretária da Sugep” esquerda_direita_centro=”direita”]

A subsecretária da Sugep, Silene Almeida, destaca que o pagamento desse trabalho extra vem sendo feito dentro do prazo previsto em legislação, que é de até 60 dias após as horas extras trabalhadas. Para a gestora, pagar o servidor em dia é um compromisso desta gestão com os profissionais que diariamente dedicam seu tempo para salvar vidas.

“Cumprimos o prazo rigorosamente em dia, conforme determinação do governador Ibaneis Rocha e do secretário Osnei Okumoto”, afirma Silene que lembra que esse prazo nem sempre foi seguido. “Na gestão passada, os servidores demoravam até 150 dias para receberem o que a lei manda pagar em 60 dias”, observa.

O que é o TPD?

O Trabalho por Período Definido é um recurso utilizado pela Secretaria de Saúde para suprir eventuais déficits de servidores e garantir a assistência ao cidadão. Dessa forma, os profissionais do quadro disponibilizam-se para fazer escalas em dias ou horários fora do seu plantão, seja para substituir a falta de outro servidor, seja para reforçar as equipes diante de alguma necessidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No início do governo, havia atraso no depósito dos valores de horas extras feitas até junho de 2018 e, após essa data, transformadas em TPD. A atual gestão conseguiu regularizar os pagamentos e tem depositado em dia os recursos referentes a este ano e a 2020.

“A melhor forma de reconhecer e valorizar o maior patrimônio da secretaria, que são os seus servidores, é fazer o pagamento como determina a lei, ou seja, dentro do prazo previsto”, finaliza Silene Almeida.

*Com informações da Secretaria de Saúde