28/04/2021 às 15:00, atualizado em 28/04/2021 às 15:15

Manutenção no acesso ao Núcleo Rural Sarandi

Estrada do Grotão é recuperada para facilitar a vida de 2 mil moradores da região rural de Planaltina

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O trabalho para a recuperação da estrada do Grotão inclui também a construção de saídas para o escoamento da água e limpeza de bacias de contenção. As obras terminam até o fim dessa semana | Foto: Divulgação/GDF Presente

A comunidade do Núcleo Rural Sarandi, a 20 quilômetros do centro de Planaltina, foi beneficiada nesta semana com as ações do GDF Presente. As equipes começaram as obras de recuperação da estrada do Grotão, principal via de acesso dos cerca de dois mil moradores da vila.

As fortes chuvas que caíram no Distrito Federal, no início do ano, deixaram o chão da estrada, de terra batida, muito irregular e com buracos. Os carros estavam com dificuldade para passar.

“Serão quatro quilômetros de patrolamento e ajustes, com a colocação de 450 toneladas de expurgo de brita – produto composto de pedra britada em tamanhos variados misturado com argila, areia e outros resíduos. Estamos trabalhando com seis caminhões, uma patrol, uma retroescavadeira, um caminhão pipa e uma van de apoio”, informou o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

O trabalho para a recuperação da estrada do Grotão inclui também a construção de saídas para o escoamento da água e limpeza de bacias de contenção. As obras terminam até o fim dessa semana.

Entulhos

Também estão sendo feitas a limpeza e a retirada de entulhos nos transbordos irregulares. “Enquanto os caminhões do polo trabalham na Estrada do Grotão, a pá carregadeira amontoa os entulhos nos caminhões da administração e leva o material para a Unidade de Recolhimento de Entulhos (URE)”, explica Ronaldo Alves.

“Receber essa força-tarefa do GDF Presente em nossa cidade é sempre muito gratificante, pois são nessas ações que conseguimos atender as demandas da comunidade que requerem mais mão de obra e maquinário”, disse o administrador de Planaltina, Antônio Célio Rodrigues Pimentel.

Pimentel argumenta que a parceria entre a administração e o programa acelera a solução dos problemas locais. “Esse trabalho conjunto, além de dar mais celeridade às demandas, nos ajuda a manter nossa cidade limpa e organizada“, enfatizou Antônio Célio Rodrigues Pimentel.

Seis lombadas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na área urbana, as obras foram centralizadas no Setor Arapoanga, com a construção de seis quebra-molas, na quadra 1, conjunto F, Condomínio Mansões Araponga. Foram utilizadas dez toneladas de massa asfáltica nos redutores de velocidade.

O trabalho do GDF Presente em Planaltina é amplo e incluiu também a retirada de inservíveis e a poda de árvores em diversas localidades do Setor Buritis, além da limpeza, retirada de entulhos e substituição da areia do parquinho da Praça São Sebastião.