28/04/2021 às 18:37, atualizado em 28/04/2021 às 19:33

Seis mil produtores rurais beneficiados em dois anos

Porteira pra Dentro, da Seagri, promove melhorias no interior dos lotes, como manutenção de estradas e construção de bacias de águas pluviais

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Equipes e máquinas do Porteira pra Dentro realizam manutenção de estradas e construção de grandes bacias para contenção das águas pluviais | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Além das áreas urbanas, o Governo do Distrito Federal (GDF) também tem se empenhado em ajudar a comunidade rural do DF. Com o projeto Porteira pra Dentro, a Secretaria de Agricultura (Seagri) promove melhorias no interior das propriedades, favorecendo as condições para o desenvolvimento das atividades e o escoamento da produção local. Atualmente, o programa está em Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, beneficiando cerca de 600 produtores de pequeno porte.

Desde 2019, a pasta estima que mais de 6 mil propriedades rurais foram contempladas com os serviços prestados pelas equipes e máquinas do Porteira pra Dentro, que realizam serviços fundamentais como manutenção de estradas e construção de grandes bacias para contenção das águas pluviais.

[Olho texto=”“Há muitos anos não tínhamos auxílio para arrumar nossas estradas. Com isso, a gente ficava limitado na produção, porque não tínhamos como transportar. Isso vai ajudar muito a nossa comunidade” ” assinatura=” Levi Silva Ramos, produtor rural em Sobradinho” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos beneficiados pelos trabalhos foi o produtor rural Levi Silva Ramos, da Comunidade Córrego do Ouro, em Sobradinho. “O Porteira pra Dentro veio numa hora excelente. Há muitos anos não tínhamos auxílio para arrumar nossas estradas. Com isso, a gente ficava limitado na produção, porque não tínhamos como transportar. Isso vai ajudar muito a nossa comunidade”, afirma.

Integração

Todo o trabalho desenvolvido pelo programa é integrado, envolvendo tanto o setor agrícola quanto o Governo. “As associações locais passam para os conselhos rurais todas as demandas trazidas pelos pequenos produtores, juntamos elas e fazemos o planejamento das ações, otimizando tempo”, explica o coordenador dos Conselhos Rurais da Seagri, Sérgio Leão.

[Olho texto=”Produtores devem procurar o conselho de Desenvolvimento Sustentável da sua região para obter informações sobre como obter reparos na propriedade rural” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As propriedades são atendidas ao longo de todo o ano com máquinas da Secretaria de Agricultura. São equipamentos de peso como pá mecânica, motoniveladora, caminhão-pipa, caminhão-caçamba e retroescavadeira. Além de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, o Porteira pra Dentro já esteve em  Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Lago Norte, Gama e Brazlândia. A próxima etapa do programa será  em Ceilândia.

A gestão do Porteira pra Dentro é feita pelos nove Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), que foram criados pela Seagri, além de entidades de produtores que os compõem. As atividades do projeto são acompanhadas pela pasta e também pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Logo, os produtores de pequeno porte que se interessarem e desejarem a ajuda do GDF para algum reparo dentro da sua propriedade devem buscar informações no conselho da sua região.

*Com informações da Secretaria de Agricultura