29/04/2021 às 18:28, atualizado em 29/04/2021 às 20:23

O que seria lixo virou utilidade para os conselheiros tutelares

Cinquenta computadores reciclados foram entregues aos profissionais pela pasta de Ciência e Tecnologia por meio de programa de inclusão digital

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Conselheiros tutelares de crianças e adolescentes vão utilizar computadores doados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para palestras destinadas a escolas e comunidades e melhorias de trabalhos diários dos conselhos.

Manifestações nesse sentido foram expressadas nesta quinta-feira (29) durante a entrega de 50 aparelhos pelo secretário da pasta, Gilvan Máximo. As doações fazem parte do Reciclotech, programa de inclusão digital da pasta.

O secretário fez a entrega do material a cada um dos conselheiros na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria do Gama.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, entregou as doações como resultado de programa de inclusão digital | Foto: Divulgação/Secit

[Olho texto=”“Agora, com esses computadores, vamos facilitar o acesso à tecnologia e às informações para todos” ” assinatura=”Francisco Martins, conselheiro tutelar do Gama I” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Acesso à tecnologia

Conselheiro tutelar do Gama I, Francisco Martins adiantou que o conselho em que atua tem projeto de palestras em escolas e comunidades. “Agora, com esses computadores, vamos facilitar o acesso à tecnologia e às informações para todos”, comemorou.

Já o conselheiro tutelar Neliton Português disse que ficou muito feliz com a iniciativa da Secti de colocar a categoria como prioridade do programa, pois isso vai melhorar as atividades diárias. Os computadores serão formatados como itens do patrimônio da secretaria.

        Programa de reciclagem conta com pontos disponíveis na internet para o descarte correto de produtos eletrônicos | Foto: Divulgação/Secti

Gestão inteligente

[Olho texto=”“Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 43 PEVs (ponto de entrega voluntária), realizadas 22 caravanas e arrecadadas cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico” ” assinatura=”Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Reciclotech que visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Atua na conscientização do descarte correto de materiais eletrônicos, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia por meio do recondicionamento e doações de equipamentos.

Uma das linhas do programa é a proteção do meio ambiente por meio do descarte correto e da coleta seletiva. Oferece ainda capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda com cursos voltados à tecnologia.

Segundo Gilvan, o Reciclotech nasceu da vontade expressa da atual gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente e sustentável. “Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 43 PEVs (ponto de entrega voluntária), realizadas 22 caravanas e arrecadadas cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico”, detalhou.

Drive-thru

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secti, trabalha para ampliar a inclusão digital e democratizar o acesso às tecnologias da informação para a população. Nesse intuito, são realizadas ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

O Reciclotech Drive-thru recolhe materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todos os tipos de eletroeletrônico são reciclados e doados a escolas e bibliotecas. As doações ajudam a suprir o déficit dos alunos que não têm como acessar os conteúdos de educação on-line que o governo tem disponibilizado.

[Olho texto=”“Tudo é transformado e recondicionado para atender a população carente” ” assinatura=”Joseane Feitosa, administradora do Gama” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A administradora Regional do Gama, Joseane Feitosa, acha de suma importância esse projeto e o apoia desde o início. A administração conta com ponto de entrega de lixo eletrônico e faz um apelo a toda a população para fazer doações do que não estiverem utilizando em suas casas, tendo em vista o retorno das ações sociais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Tudo é transformado e recondicionado para atender a população carente. E hoje essa entrega de 50 computadores para os conselhos tutelares foi muito importante, pois atenderá adolescentes e famílias”, afirmou Joseane.

Acesse o site da secretaria e saiba como encontrar um ponto de descarte ou onde estarão as unidades móveis do Reciclotech.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação