29/04/2021 às 21:44, atualizado em 30/04/2021 às 16:44

Quer saber como acessar os serviços do GDF? Tá Tudo Explicadinho

Página no site da Agência Brasília tem quadros e webséries orientando o cidadão sobre diversas atividades do governo de suporte ao cidadão

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Você sabe o que fazer para registrar um boletim de ocorrência on-line quando é vítima de um crime de baixa gravidade? E como conseguir um alvará de moradia ou mesmo medicamentos gratuitos para gestantes em acompanhamento pré-natal? Com o objetivo de orientar a população dos serviços públicos prestados no Distrito Federal, foi criada uma aba no site da Agência Brasília chamada de Tudo Explicadinho.

A ferramenta elaborada pela Secretaria de Comunicação, por meio da Subsecretaria de Publicidade e Propaganda, aparece na faixa amarela no alto da página, ao lado direito do quadro de busca e faz jus ao nome. Com linguagem clara, esclarece tudo com detalhes para que ninguém fique confuso e saiba como proceder e buscar atendimento

Do Cartão do Estudante ao do Idoso; da possibilidade de conseguir medicamentos especiais à necessidade de ser atendido pelo Banco de Alimentos; da regularização de imóveis a como se tornar um microempreendedor Individual (MEI): tudo já está lá.

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, acredita que ao acessar os serviços disponíveis, o cidadão sente o pagamento dos seus impostos mais valorizado. “Orientar e incentivar a população a descobrir as ferramentas de acesso aos atendimentos públicos é mais do que um dever de comunicação: é uma ação de utilidade pública”.

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Os vídeos da websérie vêm por episódios e já têm cinco temas lançados: delegacia virtual, violência doméstica, alvará, cartão estudante e MEI.

“O objetivo da homepage é explicar para a população como utilizar os serviços do GDF. Por exemplo: quando alguém precisa tirar o cartão do cidadão, mas não faz ideia de como fazê-lo, basta recorrer ao Tudo Explicadinho que lá vai ter um vídeo mostrando o que fazer e como fazer”, explica a subsecretária de Publicidade e Propaganda da Secretaria de Comunicação, Núbia Santos.

“É uma ação de utilidade pública que amplia de forma muito prática e simples a informação de serviços que o governo presta à sociedade”, afirma o secretário de Comunicação, Weligton Moraes. “É um complemento do trabalho de divulgação de notícias da Agência Brasília”, acrescenta.