02/05/2021 às 18:40, atualizado em 02/05/2021 às 19:00

Depois de dez anos, área de lazer da Quadra 1409 é reformada

Espaço no Cruzeiro ganha pintura, limpeza e manutenção de equipamentos. Iniciativa será levada a outros 47 pontos da cidade

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A comunidade do Cruzeiro Novo ganhou uma área de lazer de 1,6 mil metros quadrados completamente renovada na Quadra 1409. O espaço, que tem uma quadra de esportes, um parque infantil e aparelhos de ginástica, não passava por uma reforma completa há dez anos e, depois de três semanas em obras, pode voltar a ser usado pela comunidade, sem risco de acidentes.

Comunidade pode voltar a utilizar a quadra, que se destina à prática de vários esportes | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A reforma foi feita com recursos próprios da Administração Regional do Cruzeiro, que teve apoio para execução dos serviços de funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A quadra poliesportiva recebeu pintura nova, e os reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), consertaram todo o alambrado.

Cerca de 15 pessoas se envolveram nos trabalhos, executados com material adquirido pela administração. “Em setembro do ano passado, fizemos uma vistoria no local, e um grupo de moradores reclamou das condições do espaço. Desde então, estamos comprando materiais e nos preparando para fazer a reforma”, conta o administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa.

[Olho texto=”“O estado de conservação da quadra estava muito ruim; vínhamos para cá com medo de acidentes”  ” assinatura=”Rafael Bonne dos Santos, professor ” esquerda_direita_centro=”direita”]

A reforma compreende o alambrado da quadra e do parquinho, que estava cheio de buracos, e a pintura de todos os equipamentos da academia ao ar livre, dos brinquedos e do piso da quadra. Também foi trocada a areia do parquinho, que estava suja.

Treinos de futebol

A quadra pode ser usada para a prática de vários esportes, mas foi pintada apenas de verde e branco, cores características do futebol. O local é palco dos treinos dos cerca de 200 alunos da academia Fut Performance, uma escolinha de futebol que pretende transformar crianças de 3 a 17 anos em atletas profissionais. Entre eles, há cerca de 60 meninos e meninas atendidos pelo projeto social Menor Bom de Bola, que ganham bolsa para treinar na academia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Aos fins de semana, a quadra também é utilizada para torneios entre alunos de diferentes escolinhas de futebol do DF. “O estado de conservação da quadra estava muito ruim; vínhamos para cá com medo de acidentes”, relata o professor Rafael Bonne dos Santos. “A criança podia tropeçar no desnível do piso, e as pontas do alambrado podiam furar a bola ou machucar um aluno, sem falar nas traves, que estavam soltas”.

[Olho texto=”Meta é reformar mais 11 quadras e 36 parquinhos no Cruzeiro” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A área de lazer fica em um local privilegiado, em frente à ao cruzamento da Avenida das Jaqueiras, pista que divide Cruzeiro e Sudoeste, com a Avenida das Mangueiras, que divide o Cruzeiro Novo do Cruzeiro Velho.  “É uma área de lazer completa, com a quadra e a academia usada pelos jovens, o parquinho para as crianças e um espaço gramado, onde as pessoas passeiam com os cachorros”, conta o administrador.

Segundo ele, a reforma do espaço faz parte de um programa da administração  que pretende reformar todas as áreas de lazer do Cruzeiro: 11 quadras e 36 parquinhos.