03/05/2021 às 09:00, atualizado em 03/05/2021 às 09:48

Castrações de cães e gatos batem recorde no primeiro trimestre

Instituto Brasília Ambiental trabalha para ampliar pontos de atendimentos

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Em breve novas clínicas serão adicionadas ao programa de castração de cães e gatos. Além do Gama, e do Castramóvel, ocorrerão atendimentos em Samambaia e no Paranoá | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Programa de Castração de Cães e Gatos do Instituto Brasília Ambiental bateu recorde no primeiro trimestre de 2021. Foram atendidos, no período, 3.481 animais. O número supera o desempenho dos anos anteriores.

Com relação ao mesmo período de 2020, quando foram castrados 1.068 animais, o crescimento é acima de 300%. Este trimestre  supera todo o ano passado, que somou 3.478 castrações.

Do total de animais castrados de janeiro a março deste ano, 1.641 foram atendidos na clínica contratada, localizada no Gama, e 1.840 cirurgias foram realizadas na Unidade Móvel Castramóvel.

Para o secretário-geral do instituto, Thúlio Cunha Moraes, esse resultado revela o esforço do órgão ambiental em desenvolver com eficiência uma política pública que permite o controle da natalidade, proporcionando a sanidade e o equilíbrio populacional e trazendo ganhos para os animais e a sociedade em geral.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Programa de Castração de Cães e Gatos do Brasília Ambiental existe desde 2017. Justifica-se pelo fato de a castração evitar não somente os problemas do presente, mas também o descontrole populacional, caso essas intervenções cirúrgicas não fossem executadas. “Na maioria das vezes, esses cães e gatos são abandonados nas ruas em condições precárias, tornando-se um problema de saúde pública”, lembra Thúlio.

O órgão ambiental trabalha para ampliar os locais de atendimento. Em breve, novas clínicas serão adicionadas ao programa, e, além do Gama e do Castramóvel, haverá atendimentos em Samambaia e no Paranoá.

*Com informações do Brasília Ambiental