03/05/2021 às 19:04, atualizado em 03/05/2021 às 19:14

Quase 280 toneladas de entulho são retiradas das ruas

Nas cidades do Paranoá e Itapoã, equipes também trabalham na manutenção de estradas rurais e operação tapa-buracos

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Ações do GDF Presente têm transformado o dia a dia dos moradores no Paranoá e Itapoã. Nas duas cidades, 280 toneladas de entulho e lixo foram retirados das ruas na semana passada. O reforço na limpeza foi seguido de serviços voltados à drenagem das águas pluviais, operação tapa-buraco e, ainda, manutenção de dezenas de quilômetros de estradas rurais.

Foto: Divulgação/GDF Presente

Fora da área urbana, a prioridade foi o Núcleo Rural Fazenda Velha/Capão da Erva, onde vivem cerca de mil famílias. Patrolamento foi feito em mais de 90% das ruas | Foto: Divulgação/GDF Presente

A limpeza no Paranoá começou pelas quadras pares. “Recolhemos cerca de 180 toneladas de entulhos somente da lateral dessas quadras”, revela o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso.

No Parque Vivencial, o GDF Presente começou a instalação de uma fossa séptica nas imediações do posto de segurança. Já na quadra Central do Paranoá, equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) instalou os novos equipamentos do Ponto de Encontro Comunitário (PEC).

A pracinha da quadra 24 do Paranoá está de cara nova. Os trabalhos incluíram a limpeza do espaço e a pintura da quadra poliesportiva. “Há mais de 14 anos que essa praça não recebia obras de melhorias”, destaca o administrador do Paranoá, Sergio Damaceno.

Foto: Divulgação/GDF Presente

As equipes também instalaram novos brinquedos no parquinho infantil da quadra central | Foto: Divulgação/GDF Presente

Em frente à quadra 18, uma boca de lobo foi reconstruída na avenida principal para ajudar no escoamento das águas da chuva. A via também recebeu a operação tapa-buracos, que atuou na manutenção do asfalto no local e nas quadras 14 e 19. Foram utilizadas quatro toneladas de massa asfáltica.

As equipes do GDF Presente também instalaram novos brinquedos no parquinho infantil da quadra central e fizeram o patrolamento no km 12 da DF-250, que dá acesso à área rural.

“O GDF Presente potencializa a força de trabalho e podemos realizar, em curto espaço de tempo, diversas obras na cidade e atender prontamente a comunidade”, analisou o administrador Sergio Damaceno.

Itapoã

No Itapoã, a ação das equipes foi marcada pela limpeza e recuperação da rua do Murão. Foram recuperadas também as calçadas no trecho, com a colocação de concreto nas partes danificadas. Ao longo da via, foram pintados os meios-fios, limpas as bocas de lobo e substituídas as tampas das bocas de lobo que estavam quebradas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Fora da área urbana, a prioridade foi o Núcleo Rural Fazenda Velha/Capão da Erva, onde vivem cerca de mil famílias. Em mais de 90% das ruas foram feitos patrolamento e a colocação de expurgo de brita, pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), um trabalho que não era feito há mais de uma década.

Para o administrador do Itapoã, Marcus Vinicius Cotrim, a passagem do GDF Presente melhorou muito a cidade. “Salta aos olhos o tanto que a cidade ficou melhor. Somente em dois dias, foram retiradas 100 toneladas de lixo e inservíveis. Se isso não for feito sempre, a cidade para”, disse Cotrim.