04/05/2021 às 18:18, atualizado em 04/05/2021 às 18:25

Aprenda a fazer citações seguras no ambiente virtual

Secretaria de Educação divulga ‘Caderno Orientado’ sobre regras para distribuição e compartilhamento de acervo bibliográfico em formato digital

Por Agência Brasília*| Edição: Freddy Charlson

Para auxiliar educadores na construção das atividades diárias, a Secretaria de Educação publicou o Caderno Orientador: A Lei dos Direitos Autorais no Contexto Educacional. A publicação traz esclarecimentos quanto ao uso de livros, textos, músicas, vídeos, imagens e ilustrações em atividades educacionais on-line ou na produção de materiais pedagógicos, zelando pelo respeito à autoria das obras.

Segundo Sonia Maria Soares, gerente de Políticas de Leitura e Mídias Educacionais (Gplei) da Secretaria, “perguntas frequentes sobre o uso e compartilhamento de material didático e de obras literárias para fins didático-pedagógicos foram enviadas à Gplei. Daí a importância de se prestar esclarecimentos sobre o tema e, também, de disponibilizar um material complementar para ampliar os horizontes de atuação dos professores e de outros profissionais nas bibliotecas”.

Aulas remotas

Como parte da dinâmica das aulas remotas, aumentou o compartilhamento de materiais de diferentes gêneros para auxílio de conteúdos programáticos.

O articulador pedagógico da biblioteca escolar comunitária Espaço Rui Barbosa, de Sobradinho, Ricardo Ventura, explica: “Faz-se urgente o investimento no desenvolvimento da competência informacional de nossos cidadãos, e um dos passos necessários para que isso possa acontecer está justamente na busca pela diversidade de fontes de informação, livros, jornais, cinema, revistas”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Caderno Orientador não só apresenta auxílio para divulgação de conteúdos, de forma lícita, como também incentiva a prática educacional criativa. Alia, assim, citações realizadas de forma correta e pesquisas em fontes seguras na elaboração de atividades pedagógicas.

“A diversificação de fontes, associada ao exercício da análise crítica, atua como potencializador da criatividade e torna o leitor apto a reconhecer e rechaçar plágios, desinformação e manipulação da informação”, argumenta Ricardo.

 

*Com informações da Secretaria de Educação