04/05/2021 às 21:37, atualizado em 04/05/2021 às 22:26

Programa Reviva Parques vai reformar Parque Veredinha

Programa foi criado este ano pelo GDF para estimular parcerias e promover a preservação ecológica e o lazer

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

O Parque Ecológico Veredinha, localizado em Brazlândia, recebe a partir desta quarta-feira (5), uma força-tarefa do programa Reviva Parques. A unidade de conservação é a 16ª a receber benfeitorias por meio do trabalho conjunto. A reforma tem previsão de durar dois meses.

O programa Reviva Parques foi criado pelo decreto nº 41.865/2021, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a fim de estimular parcerias e promover a preservação de 82 unidades de conservação, conhecidas pelos órgãos ambientalistas como UCs.

Além do Instituto Brasília Ambiental, a ação envolve Novacap, Caesb, Administração Regional de Brazlândia, Neoenergia Distribuição, DER, Detran, SLU e Funap.

Serviços diversos serão realizados por nove órgãos do GDF para reestruturar o Parque Veredinha | Foto: Divulgação / Brasília Ambiental

Repaginada

Uma área repaginada será instalada na área com os seguintes serviços – poda de árvores; limpezas das bacias de contenção; cercamento, pintura, colocação e troca de areia dos parquinhos infantis; reforma da ciclovia; reparo asfáltico; iluminação; construção de calçadas; instalação de lixeiras; roçagem, plantio de árvores nativas; e construção do sistema de águas pluviais, entre outras.

Serão realizados ainda serviços de melhoria do banheiro público e da sede com pintura e reparo no telhado; plantio de grama na saída da 10 Norte; reforma e pintura da quadra poliesportiva; estacionamento para motos da vigilância; substituição e instalação de bancos de assento; construção de depósito de ferramentas; e plantação de mudas para construção de um jardim sombreado.

[Olho texto=”“Os moradores locais precisam de uma área ecológica importante como o parque para ter contato com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter seu espaço de interação e lazer” ” assinatura=”Rejane Pieratti, superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Meio ambiente

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Rejane Pieratti, lembra que a execução das ações do Reviva Parques no Veredinha é de extrema importância para a comunidade de Brazlândia.

“Os moradores precisam de uma área ecológica importante como o parque para ter contato com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter seu espaço de interação e lazer”, assinala.

Pieratti destaca também que o programa Reviva Parques incentiva parcerias entre órgãos e entidades do DF, do governo federal, pessoas físicas, jurídicas e a sociedade civil organizada, tendo como foco proporcionar lazer, cultura, turismo, esporte, melhorias e manutenção nos parques e demais UCs.

O agente de unidades de conservação do Parque Veredinha, Diego Gordinho, endossa as palavras da superintendente. “A intervenção chegou no momento ideal. Faz mais de dez anos que o parque não recebia obras assim, apenas ações pontuais. Estávamos precisando mesmo de uma manutenção mais pesada. A comunidade local, com certeza, vai se sentir muito contemplada”, enfatizou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Trilhas

Criado pelo Decreto nº 16.052/94, o parque ecológico Veredinha ocupa uma área de 57 hectares e conta com muitas nascentes de águas límpidas, possui vegetação variada entre matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas. Próximas à unidade ambiental estão a Basílica Menino Jesus de Praga e a Lagoa de Brazlândia, grandes atrativos turísticos do DF.


*Com informações do Brasília Ambiental