04/05/2021 às 12:34

Semana de Prevenção e Combate à Violência Sexual

Programa Maria da Penha Vai à Escola terá webinário e palestras; inscrições vão até o dia 10 deste mês

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Atividades destacam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa Maria da Penha Vai à Escola, da Secretaria de Educação (SEE), tem novidades neste mês. Entre os dias 17 e 28, será realizada a Semana de Prevenção e Combate à Violência Sexual, com webinário e oficinas virtuais para a comunidade escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 10.

Programação é destinada a profissionais de educação, estudantes e seus familiares| Arte: Divulgação/SEE

As atividades estão sendo desenvolvidas em parceria da SEE com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). As ações ocorrerão por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fixado em 18 de maio pela Lei nº 9.970/2000.

Com vagas limitadas, as palestras englobam dois temas. O acolhimento e encaminhamento das situações de violência sexual contra crianças e adolescentes permite que até 100 profissionais da educação participem do momento. Já a palestra Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes  tem apenas 50 vagas destinadas a estudantes, familiares e responsáveis.

A confirmação da inscrição será feita por e-mail, entre os dias 11 e 14, com as informações de contatos dos palestrantes e dados para geração do link no Google Meet. Faça aqui sua inscrição.

Webinário

O webinário com a temática Prevenção e combate à violência sexual será transmitido no canal do YouTube do EducaDF, no dia 20, às 14h.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Mais sobre o 18 de Maio

A data foi instituída em homenagem à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, que, em 18 de maio de 1973, com 8 anos de idade, foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada. O crime, ocorrido no Espírito Santo, causou comoção nacional. Na investigação, dois homens de famílias poderosas da sociedade capixaba foram envolvidas e chegaram a ser condenadas em 1980; porém, em 1991, foram absolvidos. A situação motivou o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes a incentivar ações de alerta e conscientização sobre o tema, em todo no Brasil.

*Com informações da Secretaria de Educação