05/05/2021 às 18:57, atualizado em 05/05/2021 às 19:28

Aniversário do Guará ganha programação especial on-line

Até o fim do mês, diversas atividades remotas vão comemorar o 52º ano de fundação da cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Guará celebra 52 anos de fundação nesta quarta (5), e, devido às restrições da pandemia, a administração regional desenvolveu uma programação on-line junto à comunidade e outros órgãos do GDF para comemorar a data.

Cidade foi fundada em 5 de maio de 1969, inicialmente para abrigar funcionários do GDF | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

[Olho texto=”“Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade” ” assinatura=”Luciane Quintana, administradora do Guará” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão transmitidas atividades com profissionais da área do esporte, saúde mental, artesanato, aí incluídas palestras. Na manhã desta quarta, houve uma carreata com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e uma sessão solene proposta pelo deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, em homenagem aos moradores que desempenham papéis importantes na comunidade.

A administradora da cidade, Luciane Quintana, ressalta: “Estamos em mais um ano desafiador, mas, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade. O momento que o mundo atravessa pede por esperança, e acreditamos que, mesmo ainda distantes fisicamente, podemos levar para as pessoas conhecimento e leveza”.

Confira, abaixo, a agenda especial de aniversário.

Programação –  52 anos do Guará

Exposição Guará das Antigas

  • Local: Feira do Guará. Visitação até domingo, das 9h às 18h, durante todo este mês.

Lançamento da coletânea Uivo Guará 2021

  • Lançamento do canal no YouTube para postar as músicas, com dois vídeos semanais, além das principais plataformas de streaming de música.

Live: Aula de fundamentos da capoeira

Sessão Solene da Câmara Legislativa do DF

Live: Saúde mental: como lidar com a crise de ansiedade

Drive-thru do lixo eletrônico – Reciclotech

  • Data: dias 15 e 16. Ação desenvolvida por meio de parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a Organização Social Programando o Futuro. Das 9h às 16h, em frente ao prédio da Administração Regional do Guará – SRIA QE 25, ao lado da Feira do Guará.

Live: Kangoo Dance

  • Data: dia 15, às 10h, no Instagram da Administração do Guará.

Live Fitdance

  • Data: dia 18, às 20h, com a professora Cinthya Almeida. No Instagram da Administração do Guará.

Live: Primeiros socorros em casa

  • Data: dia 18, às 15h, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF, no Instagram da Administração do Guará.

Live: Como identificar um agressor

Turismo em Ação – Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

  • Data: dia 25, às 9h, na Administração Regional do Guará ao lado da Feira do Guará (Guará II). Programa da Secretaria de Turismo (Setur) vai inaugurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Administração Regional do Guará e entregar as carteiras profissionais dos artesãos da cidade.

Encerramento do Curso de Síndico

  • Data: dia 26, às 19h, via Plataforma Zoom.

Culto de Ação de Graças

  • Data: dia 30, às 10h, na Igreja Batista Filadélfia – EQ 24/26  Área Especial B – Guará II. O culto também poderá ser assistido on-line, pelo canal da igreja no YouTube.

Histórico

A região administrativa do Guará foi fundada em 5 de maio de 1969 com o objetivo inicial de abrigar funcionários públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o Guará alcançou grande desenvolvimento social e econômico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o relatório da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2018, feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana da RA Guará era de 134.002 pessoas.

As terras onde o Guará foi implantado pertenciam à antiga Fazenda Bananal, então integrantes ao município de Planaltina (GO). O nome tem como origem o Córrego Guará, que banha a região, que por sua vez foi batizado como referência ao lobo-guará, espécie comum no cerrado brasileiro. A palavra guará deriva do tupi auará, que significa “vermelho” e é associada tanto ao lobo-guará quanto à ave de mesmo nome.

A Feira Permanente do Guará foi criada em 1983 e, até hoje, é símbolo da cidade e um dos centros de compras mais tradicionais do DF.

 

*Com informações da Ascom Guará