05/05/2021 às 20:23

FAP-DF forma banco de consultores remunerados

Especialistas de todo o Brasil podem participar da seleção

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) reformulou o edital voltado para a formação de seu banco de consultores (Edital 05/2020). Entre as principais mudanças, estão a redução dos pré-requisitos para participação e o estabelecimento de remuneração por parecer produzido.

[Olho texto=”Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos, ter nacionalidade brasileira ou estar em situação regular no País; possuir titulação de doutor(a) e ter participado de, pelo menos, dois projetos de pesquisa” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O edital estabelece as condições gerais para realizar o credenciamento de consultores para exercerem as atividades de avaliação, seleção e acompanhamento de programas e projetos submetidos à FAP-DF.

A seleção é voltada para pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa e/ou Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) de todo o Brasil que, se selecionados, terão duas atribuições principais:

* Emitir parecer circunstanciado sobre o mérito acadêmico, técnico e ?nanceiro, bem como qualquer outra questão pertinente ao projeto analisado, de programas, projetos e Documentos de Oficialização de Demandas (DOD) submetidos à FAP-DF;

* Emitir parecer sobre o mérito acadêmico, técnico e ?nanceiro, bem como qualquer outra questão pertinente aos programas e projetos analisados no acompanhamento e avaliação técnica e cientí?ca apoiados pela FAP-DF.

Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos, ter nacionalidade brasileira ou estar em situação regular no País; possuir titulação de doutor(a) e ter participado de, pelo menos, dois projetos de pesquisa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Remuneração

Com a nova versão do Edital 05/2020, os especialistas que passarem a integrar o banco de consultores ad hoc da FAP-DF serão remunerados pelo serviço prestado. A previsão é de pagamento de até R$ 350,00 por parecer, a depender do tipo de parecer a ser entregue de acordo com as categorias definidas nas normas. O parecer será emitido pelo consultor em sua localidade de origem, já que eles podem atuar como consultores pesquisadores de qualquer parte do Brasil.

Leia a íntegra da nova versão do Edital 05/2020 no site da FAP-DF.

Também é possível chegar ao edital seguindo pela barra superior de menus na página inicial, passando o cursor sobre a opção “Editais” e escolhendo o ano de 2020.

 

*Com informações da FAP-DF